Corinthians vence Vasco com gol de Mateus Vital e se afasta do Z4
Em partida tensa e bem movimentada a Lei do Ex fez a diferença para o Corinthians
Nesta noite de sábado (17) na Arena Corinthians, o Corinthians venceu o Vasco por 1 a 0 com gol de Mateus Vital, na partida de abertura da 35ª rodada. Este foi apenas o segundo gol do meia em 57 partidas com a camisa do Timão e com a vitória o Corinthians se afasta do Z4 e vai a 43 pontos, já o Vasco em mais uma falha de posicionamento da defesa, levou o único gol da partida, com essa derrota o time da Cruz de Malta continua sem saber o que é vitória fora de casa e continua na briga contra o Z4.
O jogo
O Corinthians iniciou a partida fazendo marcação alta, tentando forçar erros na saída de bola vascaína e nos 15 minutos iniciais a estratégia deu certo, o Vasco rifava a bola pra frente no chutão. Os jogadores vascaínos se esconderam do jogo e pareciam estar nervosos por não conseguirem trocar passes. A partir dos 30 minutos do primeiro tempo o Vasco começou a encaixar a troca de passes no meio-campo, equilibrando a partida. Alberto Valentim foi expulso no fim do primeiro tempo por supostamente ter jogado um copo de água no chão ao reclamar da arbitragem.
Depois de um primeiro tempo intenso e bem disputado os times iniciaram o segundo tempo no mesmo ritmo e logo aos 4 minutos, Mateus Vital fez movimentação rápida para chegar sozinho nas costas de Raul e mandar de cabeça pro fundo do gol vascaíno, 1 a 0 Corinthians. Apesar das substituições não indicarem que o Timão iria recuar após o gol, o time de Jair Ventura se viu sem saída e esperou o Vasco em seu campo de defesa para sair no contra-ataque. O Cruz-Maltino colocou no jogo Caio Monteiro, Marrony, Dudu e foi para cima do Corinthians com toda suas forças, perdendo força de marcação no meio-campo mas ganhando criatividade e volume de jogo a equipe emplacou uma sequência de escanteios. O Timão ainda teve chance de ampliar o placar, Roger ficou cara a cara com Fernando Miguel, mas chutou pra fora, o Vasco teve chances com Leandro Castán que em cobrança de escanteio subiu sozinho e cabeceou pra fora, já nos acréscimos aos 49 minutos do segundo tempo o zagueiro Henríquez soltou uma bomba da entrada da área e mandou no travessão. Fim de jogo e vitória do Corinthians.
Destaques: Thiago Galhardo mais uma vez se mostrou fundamental para a equipe vascaína, se apresentou pro jogo o tempo inteiro e grande parte das jogadas passaram pelos pés do camisa 8, o verdadeiro armador do time. No Corinthians a defesa foi destaque, mesmo levando pressão em praticamente todo o segundo tempo a defesa resistiu, Thiaguinho desarmou Andrés Rios dentro da área na hora do chute, além das muitas bolas alçadas que Henrique, Léo Santos e Ralf afastaram da área.
Ficha do Jogo – Corinthians x Vasco
Rodada 35 do Campeonato Brrasileiro
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data e Hora: 17/11 às 19h (Horário de Brasília)
Escalação do Vasco: Fernando Miguel, Raul (Caio Monteiro), Oswaldo Henríquez, Leandro Castán e Henrique; Desábato, Andrey (Dudu) e Thiago Galhardo; Yago Pikachu, Kelvin (Marrony) e Andrés Rios. Técnico: Alberto Valentim
Escalação do Corinthians: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Thiaguinho (Araos), Mateus Vital (Clayson), Jadson e Pedrinho; Danilo (Roger). Técnico: Jair Ventura
Gols: Mateus Vital aos 4’ do 2°T
Cartões Amarelos: Fernando Miguel e Leandro Castán; Jadson e Fagner.
Equipe de Arbitragem
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO); Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO); Quarto Árbitro: Edson Antonio de Sousa (GO)
A expulsão de Alberto Valentim não foi a única reclamação do Vasco contra a arbitragem, os jogadores e torcedores reclamaram muito de pênalti em lance entre Danilo Avelar e Marrony dentro da área corintiana.
Com essa derrota o Vasco agora torce contra Ceará, Sport, Chapecoense e América-MG, já o Corinthians respira aliviado por estar longe do Z4. Resta saber se Alberto Valentim continuará a insistir em improvisar o volante Raul na lateral-direita, após sua falha na partida de hoje. Sem Luis Gustavo, o titular da posição, o técnico tem a sua disposição no banco, Rafael Galhardo e Rafael França, que são laterais de ofício.
Na quinta-feira (22) o Vasco enfrenta o São Paulo em São Januário e o Corinthians viaja ao Paraná para enfrentar o Atlético-PR na quarta-feira (21).