Flamengo

Médico que cuida de Jhonata afirma “Vai poder voltar a jogar”

Atleta teve 30% do corpo queimado em incêndio.

Ferido gravemente, no incêndio que ocorreu na última sexta-feira no CT do Flamengo, no Ninho Do Urubu, Jhonata Cruz Ventura vem apresentando melhora e inclusive já foi retirado da sedação pela equipe médica do Hospital Pedro II. O jogador segue no CTI mas responde bem aos cuidados médicos. O Flamengo soltou uma nota oficial sobre a situação dos jogadores que ainda estão sobre cuidados médicos.

Confira uma parte da nota oficial do Flamengo

 O atleta Jhonata Ventura encontra-se no momento sem sedação, acordado e atendendo a comandos simples ao exame clínico. Apresenta melhora evolutiva dos parâmetros ventilatórios e estabilidade hemodinâmica. Foi submetido na manhã de hoje a mais um banho das queimaduras mais profundas e curativos, mostrando melhora de algumas lesões. Segueaos cuidados de terapia intensiva do CTI do Centro de Tratamento de Queimados do Pedro II. O médico das categorias de base do clube Dr. Mauro Fonseca acompanha a situação do atleta.

Em entrevista concedida a Globo, Carlos Alberto Araújo, diretor do hospital, disse que não vê problema em Jhonata voltar a jogar futebol

– Existem algumas complicações em pacientes queimados que ele não chegou a apresentar. Por ser jovem e atleta, facilitou a recuperação dele. A gente tem ficado feliz com a recuperação dele, mas cauteloso, porque ele é passível de algumas complicações. (…) O fato de ser atleta ameniza. Ele é jovem, atleta, tem uma capacidade vascular e uma capacidade pulmonar melhores, não é tabagista… Isso tudo influencia. Na parte clínica, não vai ficar nenhuma. Ele vai poder voltar a jogar futebol, já está mexendo as pernas, não vejo nenhum problema.

O diretor também comentou sobre as queimaduras do atleta e disse que ele vem apresentando uma melhora gradativa.

– Ele teve queimadura dos membros superiores, no dorso, nas costas e na face. E queimaduras de vias aéreas constatadas pela broncoscopia. Essas são queimaduras mais graves, é a nossa maior preocupação, no que temos mais focado. A gente chegou a repetir essa broncoscopia e ele apresentou melhora. Ele vem apresentando melhora gradativa. Inclusive, já retiramos a sedação. Ele já levantou, está respondendo. Estamos iniciando uma programação para retirar o respirador. Vamos fazer nova broncoscopia nos próximos dias para avaliar. (…) O risco ainda existe, apesar de o quadro estar melhorando gradativamente. Algumas complicações ainda são possíveis, como respiratórias e cutâneas. Mas o risco é menor do que quando deu entrada no hospital.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar