Análise: Grupo C, do Uruguai, é o mais equilibrado na Copa América; entenda
'La Celeste Olímpica' enfrentará Chile, Equador e Japão na Copa América 2019
Nesta quinta-feira (24), a CONMEBOL sorteou os grupos da Copa América 2019. E a expectativa fica em torno do Grupo C, composto por Uruguai, Chile, Equador e Japão (participante convidado). Enquanto o Brasil pegou um teoricamente fácil, olhando os nomes do Grupo C, certamente a sensação é de que esse será o mais equilibrado em termos de futebol jogado.
Uruguai – Ranking/FIFA: 7º
O maior vencedor da Copa América, com 15 títulos, vai em busca de mais um. A seleção celeste é a favorita a ganhar o grupo, mas não será missão fácil. Liderados por Suárez e Cavani, dupla que se conhecem por um simples olhar, os comandados de Óscar Tabárez querem repetir o feito de 2011, quando ganharam a Copa América na Argentina. Com peças como Muslera, Godín e Giménez como jogadores já consolidados no time, Torreira e De Arrascaeta ganhando mais espaços, a seleção promete ser uma das grandes candidatas ao título, que seria seu 16º título na competição.
Chile – Ranking/FIFA: 13º
Após finalmente conseguir o título em 2015, quando sediou a competição, e repetir o feito em 2016, quando ganhou a Copa América Centenário, nos Estados Unidos, contra a Argentina em ambas as finais, a ‘Roja’ decepcionou e não se classificou para a Copa do Mundo 2018. Depois de perder a vaga no Mundial na última rodada das eliminatórias sul-americana, os chilenos trocaram de técnico. Saiu Juan Antonio Pizzi e entrou Reinaldo Rueda, que acabara de sair do Flamengo. A esperança dos chilenos é que Alexis Sánchez, Vargas e cia. possam repetir os feitos de 2015 e 2016.
Equador – Ranking/FIFA: 57º
Os equatorianos quase se classificaram para a segunda fase da Copa do Mundo 2014, e chegaram animados para as eliminatórias. Após quatro vitórias nos quatro primeiros jogos, o desempenho começou a cair, e a seleção que no início parecia que iria conseguir a classificação para a 4ª Copa de sua história, não manteve o ritmo e terminou as eliminatórias na 8ª colocação, à frente apenas de Bolívia e Venezuela.
Japão – Ranking/FIFA: 50º
Os nipônicos, maiores vencedores da Copa da Ásia com quatro conquistas, chegam como convidados na competição que será realizada no Brasil, terra de Zico, um dos principais responsáveis por revolucionar o futebol japonês na década de 1990. Seleção rápida e com jogadores que atuam no futebol europeu, pode dar trabalho no grupo. Na última Copa do Mundo chegou às oitavas-de-finais, quando ganhavam da Bélgica por 2 x 0 e levaram a virada aos 49′ do segundo tempo. Neste mês de janeiro, os japoneses estão disputando a Copa da Ásia, nos Emirados Árabes. Na segunda-feira (28), jogam pela semifinal contra o Irã. Os Samurais Azuis vão em busca do 5º troféu.
Jogos
1ª rodada
Uruguai x Equador – 16/06 – 19h – Mineirão (MG)
Japão x Chile – 17/06 – 20h – Morumbi (SP)
2ª rodada
Uruguai x Japão – 20/06 – 20h – Arena do Grêmio (RS)
Equador x Chile – 21/06 – 20h – Fonte Nova (BA)
3ª rodada
Chile x Uruguai – 24/06 – 20h – Maracanã (RJ)
Equador x Japão – 24/06 – 20h – Mineirão (MG)