Vasco e Fluminense decidem o título da Taça Guanabara
Tricolor tem 10 títulos de Taça Guanabara, enquanto o Cruzmaltino já foi campeão 12 vezes
Vasco e Fluminense se enfrentam às 17h de domingo (17/02), no Maracanã, pelo título da Taça Guanabara. A final será o confronto entre a melhor defesa (Vasco) e o melhor ataque (Fluminense) da competição. O Gigante da Colina está 100% no Campeonato Carioca, em sua última partida, a semifinal contra o Resende, a equipe foi dominante e venceu por 3 a 0 com espaços para mais. Já o Fluminense controlou a posse de bola e no fim bateu o estrelado Flamengo por 1 a 0. O vencedor terá vaga garantida na fase final do Campeonato Carioca.
Confira outras notícias do Vasco da Gama
Confira outras notícias do Fluminense
Ambas as equipes apresentaram o melhor futebol até aqui na competição, mas nas últimas horas de sábado a discussão foi qual torcida deveria ocupar o setor Sul. Apesar de todo imbróglio o Vasco ficou com o setor sul.
No lado vascaíno, Alberto Valentim conta com novidades no banco. Rossi e Fellipe Bastos foram relacionados pela primeira vez e podem estrear no Vasco em 2019. Porém o técnico também terá o desfalque de Thiago Galhardo, que se recupera de um edema muscular. Sem o camisa 8, a mais provável opção de Alberto Valentim é Bruno César, mas outros jogadores como Dudu e Lucas Santos também jogam na posição e treinaram normalmente.
O lateral-direito Yago Pikachu cedeu entrevista ao site oficial do Vasco e falou sobre o estilo de jogo do Fluminense.
“É um adversário que nós já conhecemos. Já tivemos a oportunidade de jogar contra eles, mas agora é decisão, não tem vantagem para nenhum dos lados. Acompanhamos a partida que eles fizeram contra o Flamengo e sabemos que se trata de uma equipe que tem qualidade, que possui diversos valores individuais. O Fluminense tem um padrão de jogo diferente do que costumamos enfrentar, mas estamos preparados.”
No Tricolor, o Fernando Diniz ainda não pode utilizar jogadores que são titulares no Fluminense “ideal”. O meia Ganso, que não está inscrito na Taça Guanabara, o lateral-direito Gilberto se recupera de edema ósseo e o atacante Pedro que se recupera de cirurgia no joelho ambos no departamento médico. Além do lateral-esquerdo Mascarenhas ainda se recuperando da caxumba.
Em entrevista ao site oficial do Fluminense, o goleiro Rodolfo projetou a final contra o Vasco.
“A gente vai entrar para jogar, para ganhar, nosso time hoje são de vários guerreiros e vamos dar a vida pelo Fluminense dentro de campo. Domingo vai ser um jogo diferente, nosso time vai estar bem preparado e vai ser uma grande final. A gente vai se encorajar mais ainda para fazer um belo jogo, como foi esse contra o Flamengo. Domingo vamos chegar bem preparados e treinados para tentar levantar a Taça Guanabara.”
RETROSPECTO DO CONFRONTO
Ao todo foram realizados 365 jogos. O Vasco tem 145 vitórias contra 116 do Fluminense, além de 104 empates. A última partida aconteceu ainda nesse mês de fevereiro, no dia 2. O estilo de jogo de Fernando Diniz fez com que o Tricolor tivesse o controle do jogo, mas o Cruzmaltino venceu por 1 a 0 com gol de Yago Pikachu de pênalti. O Vasco não perde para o Fluminense há seis jogos, a última derrota foi no dia 22 de abril de 2017 em partida pela fase final do Campeonato Carioca, 3 a 0 para o Flu.
Veja também: Raio-X: Quem leva a melhor na final entre Vasco x Fluminense?
Ficha Técnica
Vasco x Fluminense
Campeonato Carioca – Taça Guanabara – Final
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17/02 (Domingo)
Horário: 17h (Horário de Brasília)
Equipe de Arbitragem
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Quarto Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Árbitro de Vídeo: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Provável escalação do Vasco – Técnico: Alberto Valentim
Fernando Miguel; R. Cáceres, Werley, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Yago Pikachu e Bruno César; Marrony e Maxi López.
Desfalques do Vasco: Thiago Galhardo, Ramon, Rildo, Breno, Guilherme Costa, Marcelo Mattos e Bruno Silva (departamento médico).
Provável escalação do Fluminense – Técnico: Fernando Diniz
Rodolfo; Ezequiel, Matheus Ferraz, Digão e Marlon; Airton, Bruno Silva e Daniel; Luciano, Everaldo e Yony González.
Desfalques do Fluminense: Mascarenhas (caxumba), Pedro, Gilberto e João Pedro (departamento médico).