A construção do Maracanã foi muito criticada por Carlos Lacerda, na época deputado federal e inimigo político do prefeito da cidade, o general Ângelo Mendes de Morais pelos gastos e, também, devido à localização escolhida para o estádio, defendendo que o mesmo fosse construído em Jacarepaguá. Ainda assim, apoiado pelo jornalista Mário Rodrigues Filho, Mendes de Morais conseguiu levar o projeto para frente. Na área escolhida, situava-se uma arena destinada à corrida de cavalos.
Um doa estádios mais lindos e famosos do mundo, o Maracanã, oficialmente Estádio Mário Filho, em homenagem ao jornalista que comandou a campanha por sua construção, representa muito mais do que um estádio de futebol, é a forma física da paixão do carioca pelo futebol. Em 1946 o Brasil foi escolhido como sede para a próxima copa do mundo. Em 1948 iniciou-se a construção do estádio no espaço onde era um terreno do Derby Club onde eram disputadas corridas de cavalos. O estádio era considerado um templo e inspiração para a seleção ser campeã daquela copa tão marcante. Alem disso, era a prova de que os operários nacionais tinham capacidade para realizar obras de grande porte. A finalização da obra foi em tempo recorde e gastando bem menos que o esperado.
Quando inaugurado, o Maracanã tinha capacidade maxima de 200 mil pessoas. A inauguração do estádio foi em um jogo entre Fluminense e São Paulo. O time paulista venceu a partida pelo placar de 3 a 1.O primeiro gol marcado pelo carioca Didi, que jogava pelo Fluminense e pela seleção brasileira na época. Antes da partida, teve uma pelada entre os operários e engenheiros que trabalharam na construção dos estádio.
Logo um mes após o prefeito Mendes de Moraes autorizar o inicio das obras, foi liberada a venda de 30 mil titulas de cadeiras cativas. No ano seguinte, o estádio teve a visita ilustre do presidente da Fifa, Jules Rimet. O frances foi um dos maiores incentivadores da escolha do Brasil como sede da copa. Durante a visita, o estádio foi comparado ao Coliseu de Roma.
“O jogo mais marcante da história do estádio, até então, aconteceu na final da Copa de 1950, diante do Uruguai, com o Brasil sendo derrotado por 2 a 1, diante de 199.854 torcedores (considerado o maior público da história do Estádio). Mais tarde, essa derrota acabou sendo batizada como “Maracanazzo”. Outro jogo histórico no Maracanã foi entre Vasco e Santos, em 19 de novembro de 1969, vencida pelos paulistas por 2 a 1, quando Pelé marcou o milésimo gol, numa cobrança de pênalti”, destaca Márcio Guerra, que escreve para o site Memórias.
Além de ser um dos principais palcos de jogos de futebol, o Maracanã também já foi palco de grandes shows e eventos não esportivos. Em 1980 tivemos o show de Frank Sinatra com presença de 180 mil pessoas. Em 1983 foi a vez da banda Kiss bater o recorde de publico e por 250 mil pessoas dentro do estádio. Em 1988, a cantora Tina Turner se consagrou fazendo um show para 188 mil pessoas.
Em 1999, o estádio passou por uma super reforma visando o Mundial de Clubes FIFA no ano de 2000. Com a obra, a capacidade do Maracanã foi reduzida para 103.022 pessoas.Em 2014 houve mais obras para atingir as exigências para a Copa do Mundo. A capacidade do estádio caiu de novo, dessa vez para um total de 78 mil lugares. Sete jogos foram disputados no estádio durante a copa, incluindo a final. Assim se tornou o segundo estádio a receber duas finais de Copa do Mundo, o primeiro foi Estádio Azteca, no México.