2019 tem sido realmente um ano muito especial para o Basquete Masculino do Botafogo. O Glorioso repete o feito de 18 anos atrás e volta a uma semifinal de competição nacional, mesmo sem estar cotado para tal vaga, no começo da temporada.
Apesar de começar o seu segundo NBB com muito mais expectativas do que o primeiro, a equipe fez sua estreia contra o Joinville, em casa e perdeu, de quebra, ainda perdeu seu capitão, armador e um dos principais jogadores do time, Henrique Coelho, que sofreu uma lesão no ombro, por três meses.
Apesar do começo não ser exatamente o esperado, o Botafogo tratou de mostrar rapidamente que não veio à passeio no NBB, ao vencer o Campeão Paulista, Franca, em São Paulo. Após perde para o Bauro, na terceira rodada, o Botafogo engatou uma sequência de três vitórias seguidas, contra Paulistano, Mogi e Corinthians e passou a despertar ainda mais os olhares dos adversários.
Embalado, a equipe enfrentou duas equipes da parte de baixo da tabela, Brasília e Basquete Cearense, fora de casa e acabou sofrendo duas derrotas. Na ocasião, apesar do bom começo, a equipe de Léo Figueiró ainda mostrava certa instabilidade.
O Botafogo voltaria a vencer um outro Paulista em casa: O São José. Apesar de voltar ao caminho das vitórias, a equipe tomou um duro golpe, ao ser derrotada pelo Flamengo por 102 x 73, na rodada seguinte. Logo após a derrota para o Rubro-negro, o Botafogo viveria seu pior momento na competição, ao ser derrotada por Pinheiros, Bauru e Franca, em casa e encarar um jejum de quatro partidas sem vencer.
A equipe de Léo Figueiró voltaria a vencer o Basquete Cearense, em casa, 45 dias após sua última vitória, pelo NBB. Com o resgate da confiança novamente. a equipe iria ao Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim enfrentar o vice-líder Pinheiros. Após um jogo disputado, a equipe sairia derrotada por 69 x 67, resultado que deu um salto na confiança Alvinegra, já que apesar da derrota, a equipe vendeu caro o resultado para uma das melhores equipes da competição.
O Alvinegro continuo em São Paulo, dessa vez para enfrentar o São José. A atuação contra o Pinheiros não se repetiu e a equipe foi derrotada novamente. O Alvinegro seguiu sua saga fora de casa, dessa vez o adversário era o Joinville e o troco da primeira partida veio. O Glorioso bateu os Catarinenses por 59 x 54 e se mantinha na zona dos oito primeiros do NBB.
O Glorioso voltaria para o Rio de Janeiro para uma sequência de quatro jogos em casa e os dois primeiros seriam clássico. Primeiro o Botafogo recebeu o Vasco e após ficar perdendo por três quartos, o Glorioso tirou uma diferença de 25 pontos e conseguiu uma virada sensacional no último quarto e venceu por 79 x 74. Já contra o Flamengo, apesar da boa atuação, a equipe acabou sofrendo sua sétima derrota para o rival na temporada.
O Botafogo ainda venceria o Minas, rival direto na classificação para os play-offs, com autoridade e o Brasília, em casa, antes de fazer seus três últimos jogos da temporada regular fora de casa, contra Mogi, Paulistano e Corinthians.
O Botafogo precisaria de pelo menos uma vitória nesses três jogos, para se manter entre os seis primeiros e assim, poder decidir as oitavas de final em casa e quem sabe enfrentar um rival com uma classificação pior na sequência. O primeiro duelo foi contra o Mogi e após bom primeiro tempo, o Glorioso viu uma ótima reação dos donos da casa e acabou derrotado.
Contra o Paulstano, o Glorioso fez uma das suas melhores partidas da temporada. A equipe de Léo Figueiró bateu os donos da casa por 100 x 104 e pela primeira vez na temporada ultrapassou a marca centenária. A partida além de deixar o Botafogo muito bem para garantir a sexta colocação, ainda elevou demais a confiança da equipe. Na última partida contra o Corinthians, o Botafogo até fez bom jogo, mas saiu derrotado pelos Paulistas. Apesar da derrota, o Glorioso garantiu a sexta colocação e o direito de enfrentar o São José, no mata-mata, fazendo dois dos três jogos em casa.
Os play-offs começaram para o Botafogo e Jamaal Smith começou a brilhar logo na primeira partida. O Glorioso bateu o São José no primeiro jogo da série, fora de casa, após passar quase toda partida perdendo, Jamaal entrou em ação e comandou a virada no último quarto. A equipe venceu por 81 x 87 e traria uma grande vantagem para o Rio de Janeiro.
No Rio, o Botafogo se impôs e apesar do placar apertado (66 x 61), não teve grandes dificuldades para bater a equipe do São José. O Botafogo foi o primeiro a fechar a série e estaria credenciado a enfrentar o Pinheiros, nas quartas de final, em jogo que para muitos, seria o mais equilibrado das quartas de final.
As previsões de confirmaram. No primeiro jogo, o Glorioso fez mais uma bela atuação e bateu os Paulistas em casa, por 91 x 76, com o trio Arthur, Jamaal e Cauê inspirados. A confiança aumentou e o Botafogo iria atrás de uma vitória em São Paulo, para tentar matar a série no Rio.
O segundo jogo foi muito travado, muito físico e com muitos erros. O Pinheiros não estava em uma noite boa, mas o Botafogo não soube aproveitar as oportunidades e acabou derrotado por 67 x 58. O Glorioso teria ainda outra oportunidade de surpreender os anfitriões, dois dias depois, no mesmo Henrique Villaboim, mas pegou um Betinho inspirado, que marcou 23 pontos e comandou a grande vitória da equipe de Pinheiros por 89 x 64. O Pinheiros virava a série e ficava à uma vitória da semifinal do NBB.
O quarto jogo, no Rio, era decisivo para o Botafogo. Era vencer ou vencer e foi isso que o Botafogo fez. O primeiro tempo foi até equilibrado, mas no terceiro quarto, entrava em ação o capitão Henrique Coelho, que com 29 pontos, comandou a grande vitória do Botafogo por 88 x 73 e forçava o quinto e decisivo jogo, em São Paulo. Que disputa!
O Quinto jogo, foi um dos melhores do NBB, para muitos. Equilibrado do início ao fim, o Pinheiros se manteve à frente do placar por quase toda partida, com exceções de alguma parte do terceiro quarto, quando o Botafogo chegou a tomar a liderança do placar, mas no último quarto, com uma atuação avassaladora, o Botafogo virou um placar adverso de oito pontos, soube conter o impeto final do adversário e com Jamaal e Cauê inspirados, bateu o Pinheiros por 78 x 82 e se garantiu de forma inédita para a semifinal do NBB, para enfrentar o Flamengo. O técnico Léo Figueiró, um dos jogadores que estavam na equipe quando o Botafogo chegava a uma semifinal de competição nacional, em 2001, voltava a repetir o feito, dessa vez, como treinador.
O próximo objetivo do Botafogo, também será parada duríssima: eliminar o Flamengo, adversário da semifinal. O rival tem sido o grande algoz do Alvinegro na temporada. Até o momento, são sete jogos nessa temporada, quatro no Carioca, dois na temporada regular do NBB e um pela Copa Super 8. Porém, depois dos últimos feitos de Léo Figueiró e sua equipe, quem dúvida de mais alguma coisa desse Botafogo? O clássico promete reservas grandes emoções.
Antes um ponto de interrogação, já que ninguém sabia muito o que esperar desse Botafogo na temporada, o Glorioso se tornou a sensação da competição nacional e conseguiu conquistar o respeito dos adversários e críticos do esporte. Que campanha!