“Presente para o torcedor” afirma Diniz após classificação do Fluminense na Sul-Americana
Com gols de Marcos Paulo e um de Yony, o Fluminense venceu o Peñarol e avançou para as quartas de final da competição
O técnico Fernando Diniz, não poupou elogios à equipe após a vitória por 3 a 1 sobre o Peñarol, nesta terça-feira, no Maracanã. Com o resultado, o Fluminense garantiu a vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O treinador afirmou que foi um “presente” para o torcedor.
– Uma das boas partidas que fizemos no ano. Três gols muito bonitos. Presente para o torcedor que veio, que estava precisando de uma vitória como essa, que dá ânimo para conseguirmos uma recuperação no Brasileiro – disse Diniz.
O treinador também agradeceu aos elogios feitos pelos técnico da equipe uruguaia, Diego López:
– Agradeço as palavras. Opinião dele. Já tinha elogiado o time lá no Uruguai. Nos preparamos muito para enfrentar o Peñarol. Vimos muitas partidas deles.
Agora, o time das Laranjeiras aguarda o vencedor do confronto entre Corinthians e Montevideo Wanderers, que se enfrentam na quinta-feira. No jogo de ida, o time paulista venceu em casa por 2 a 0.
Confira outros trechos da entrevista:
Opções para sábado
Jogam os melhores. Temos a semana para preparar. Time jogou bem. É bom ganhar opções. Nenê é um jogador de muita qualidade, já queria no início do ano. E o Nem é um jogador muito identificado, que teve boa passagem.
Melhor partida no ano?
Foi uma das melhores partidas. Não sei se a melhor, mas uma das melhores. Contra o Atlético Nacional jogamos muito bem também pela Sul-Americana. Contra o Cruzeiro fizemos dois bons jogos também.
Análise do jogo
Nos preparamos muito para enfrentá-los. Assistimos muitos jogos deles para a primeira partida, depois esmiuçamos muito o que eles fizeram no jogo de ida. A equipe estava muito bem preparada para neutralizar os pontos fortes e conseguimos na maior parte do jogo neutralizar e quando foi possível impomos nosso jogo. Soubemos variar hoje, subir a marcação, descer a marcação, sair com bola longa, iniciar com construção mais curta. O gol no começo já trouxe confiança, incendiou o torcedor.
Presença da torcida
O fator muito importante hoje foi a presença do público. Mostra que acredita nos jogadores, respeita o trabalho. A torcida do Fluminense merece que a gente consiga mais vitórias no Brasileiro, para poder ter alegria e um pouco de alívio.
Fluminense mais vertical
Pensar nas alternativas, em coisas que o Fluminense precisava melhorar, uma das coisas era ter um pouco mais de verticalidade. Foi uma coisa pensada não só para esse jogo. Era uma carência que o time teve em muitos jogos e que precisava melhorar. Soubemos variar bastante a saída, mais curto e mais longo.
Time mostrou alternativas para se recuperar no Brasileiro?
Alternativas para se recuperar no Brasileirão, se analisarmos o que acontece nos jogos, sempre tivemos como recuperar. Contra o São Paulo, jogamos melhor e tivemos mais chances de ganhar do que de perder. Chances de recuperar no Brasileirão não é só pelas coisas que aconteceram no jogo de hoje.
Paralelo Brasileirão x Sul-Americana
Se formos traçar um paralelo entre Brasileiro e Sul-Americana, cairemos na questão do resultado. E é uma armadilha que eu não costumo cair. Precisamos ganhar jogos no Brasileiro jogando bem. Hoje o time jogou bem e ganhou. Existe uma certa distorção nos comentários. São muito previsíveis os comentários quando se perde e quando se ganha. Os narradores falam uma coisa e invertem tudo com o sabor do resultado. Essa sinfonia para o futebol não é boa. Hoje eu gostaria que tivessem críticas para o Fluminense porque erramos também. Como o Santos, que está na ponta da tabela e tem o que melhorar. Um olhar mais técnico sobre o que acontece. Porque senão ficamos reféns dos resultados. Se deu resultado está bom, se não deu, está ruim. Todo mundo sabe que precisa ter resultado porque no fim do campeonato tem o campeão, os classificados, os rebaixados. Mas ficarmos nessa só de resultado… Temos que pontuar no Brasileiro. Mas a equipe tem jogado bem. Hoje jogou bem, e talvez tenha provado que não precisa jogar “mal” para ganhar jogo. É muito mais difícil ganhar jogando mal. Quando tentamos fazer com que o time jogue bem, tenha personalidade, que os jogadores evoluam, que consigamos lançar jogadores jovens, recuperar os jogadores, isso tudo faz parte do processo de trabalho, que é sempre enaltecido internamente. Agora vamos atrás dos pontos que precisamos no Brasileiro. Procurando jogar bem e vencer as partidas.
Disputa no ataque com chegada de Nenê e Nem
Jogam os melhores. Temos a semana para preparar. O time jogou bem. É bom ganhar opções. Nenê é um jogador de muita qualidade, já queria que tivesse chegado no começo do ano – quase veio. E o Nem é um jogador formado na casa, identificado com o clube, que viveu um grande momento aqui e esperamos que ele consiga reviver esse momento. Esse leque de opções vai melhorando a condição do time. Precisamos de elenco para fazer trocas, para podermos poupar um ou outro jogador em determinados jogos. Isso aí enriquece muito o time. Estou muito feliz com a chegada dos dois.
Defeitos do time na partida
O Flu no 2º tempo poderia ter ampliado. O jogo ficou muito mais fácil que no 1º tempo. Ficamos um time mais moroso, viemos para trás e ficou muito exposto. E por uma certa distração erramos passes curtos nos inícios das jogadas que impossibilitaram de chegarmos à frente e fazer mais gols. Foi um dos aspectos, um erro claro que cometemos hoje.