Jorge Jesus completa um turno à frente do Flamengo com 87% de aproveitamento
Campanha é melhor que a do Corinthians de 2017, que teve a maior pontuação de um primeiro turno
Jorge Jesus chegou ao Flamengo em junho com a desconfiança de muitos. Agora, um turno depois desde a sua chegada, o Mister mostra que a decisão foi acertada.
Com a saída de Abel Braga, o Flamengo não perdeu tempo e rapidamente acertou a contratação de um novo treinador. Jorge Jesus chegou ao Brasil com a missão de fazer o estrelado time rubro-negro render o que não estava rendendo com o antigo treinador e brigar pelos títulos restantes da temporada: Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.
O português chegou ao time carioca em meados de junho, na pausa da Copa América. Com tempo para trabalhar, Jesus foi implantando seu sistema de jogo ao Rubro-Negro. Na ocasião, o Rubro-Negro era o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos. O Palmeiras, líder, tinha 25 e sobrava na competição. 19 jogos depois, o Flamengo não só tirou os oito que o Palmeiras tinha de vantagem como também acrescentou 10 a mais que o atual campeão brasileiro. Hoje, o Flamengo tem 67 pontos, contra 57 do Verdão.
Jorge Jesus estreou pelo Flamengo no dia 10 de julho, no empate por 1 a 1, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Jogando com uma linha defensiva bem alta, o Flamengo levou alguns sustos. Na volta, o time paranaense venceu nos pênaltis e rumou até o título. A eliminação foi o suficiente para que Jesus já ouvisse as primeiras críticas, mesmo com apenas uma semana de trabalho.
No Campeonato Brasileiro, o Mister teve como primeiro adversário o Goiás, e o Flamengo não teve piedade alguma do Esmeraldino: 6 a 1 no Maracanã. A primeira derrota (e única) na competição veio contra o Bahia, no dia 4 de agosto. Na Fonte Nova, o Tricolor venceu por 3 a 0, com três gols de Gilberto. Sem dúvidas a pior partida do Flamengo sob o comando de Jesus.
Desde a derrota no Nordeste, o Flamengo soma 15 jogos pelo Campeonato Brasileiro, com 14 vitórias e um empate.
Veja os números do Flamengo sob o comando de Jesus
Campeonato Brasileiro
- 19 jogos;
- 16 vitórias;
- Dois empates;
- Uma derrota;
- 43 gols marcados;
- 13 gols sofridos;
- 87,7% de aproveitamento.
Libertadores*
- Seis jogos;
- Três vitórias;
- Dois empates;
- Uma derrota;
- 11 gols marcados;
- Quatro gols sofridos.
* O Flamengo é finalista da Libertadores
Copa do Brasil*
- Dois jogos;
- Dois empates;
- Dois gols marcados;
- Dois gols sofridos.
* O Flamengo foi eliminado pelo Athletico-PR nos pênaltis
Total
- 27 jogos;
- 19 vitórias;
- Seis empates;
- Duas derrotas;
- 56 gols marcados;
- 19 gols sofridos;
- 77,7% de aproveitamento.