Sem categoria

COB lança Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lança na próxima sexta-feira, dia 13, às 11h, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE). Na ocasião, profissionais do esporte, atletas, entre elas a bicampeã olímpica Fabi Alvim, representante da ONU Mulheres e juristas participarão de uma mesa redonda para abordar o assunto.

Realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB, o curso tem como objetivo difundir amplamente o tema, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a Política de Prevenção e enfrentamento do Assédio e Abuso Moral e Sexual criada pelo COB em 2018.

Com essa iniciativa no segmento esportivo, a entidade quer mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas, informando sobre as ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento a vítimas.

Local: Auditório do Centro de Treinamento Time Brasil (Parque Aquático Maria Lenk)

Programação:

11h — Abertura/Boas-vindas: Paulo Wanderley — presidente do COB

11h10 — Apresentação do Projeto: Soraya Carvalho — gerente do Instituto Olímpico Brasileiro

11h25 a 12h30 — Mesa redonda sobre Assédio e Abuso no Esporte

Participantes:

Aline Wolf – psicóloga clínica do esporte. Coordenadora da Psicologia do Comitê Olímpico do Brasil, atua no acompanhamento de atletas de alto rendimento e olímpicos desde 2006. É autora do livro “Pensamento campeão: um guia de psicologia do esporte baseado na terapia cognitivo-comportamental”.

Bruno Mendonça – integrante da Comissão de Atletas do COB, atleta de hóquei sobre grama da seleção brasileira, participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Carolina Ferracini – gerente de Projetos na ONU Mulheres, onde lidera a área de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas e coordena os projetos de prevenção da violência, especialmente no âmbito do esporte e da educação. Trabalhou para o Centro Internacional de Formação da OIT, PNUD Somália, Banco de Desenvolvimento do Caribe, Millennium Challenge Account e Secretaria de Direitos Humanos.

Fabi Alvim – bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012; campeã Pan-americana em 2011; pentacampeã do Grand Prix de Vôlei e hexacampeã Sul-americana.

Paulo Schmitt – advogado, presidente da Comissão de Integridade da Federação Paulista de Futebol; procurador-geral da Justiça Desportiva Antidopagem; Ex-Procurador-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol.

Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar