Somente clubes da primeira divisão poderão disputar Libertadores e Sul-Americana, diz Conmebol
Paysandu, Juventude e Sampaio Corrêa, que estão na Copa do Brasil, podem ficar sem a vaga caso vençam a competição
A Conmebol anunciou nesta terça-feira regras do regulamento para suas competições a partir de 2020. Entre elas a que mais chama atenção diz respeito à divisão nacional da equipe. Segundo a entidade, apenas clubes de divisões de elite poderão jogar Libertadores e Sul-Americana.
Confira abaixo as regras da Conmebol.
a) Ter se classificado para a competição por mérito esportivo
b) Não estão cumprindo uma sanção ou suspensão que a critério da Conmebol o impossibilite de participar da Libertadores ou da Sul-Americana
c) Ter obtido a Licença de Clubes da Conmebol expedida por sua associação membro
d) Estar disputando o torneio nacional de sua associação membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no torneio nacional)
e) Emitir em tempo hábil a Carta de Conformidade e Compromisso
De acordo com essas regras, caso o clube campeão da Copa do Brasil 2019 for rebaixado no Campeonato Brasileiro, ele não poderá disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Caso Paysandu, Juventude ou Sampaio Corrêa, que estão na Copa do Brasil e disputam a Série C do Brasileiro, vençam a Copa Nacional, também não poderão jogar a Libertadores 2020.
Juventude reclama
“É estranho. Campeonatos como o Brasileiro, Copa do Brasil, que classificam para a Libertadores, já começaram. Tem que fazer essa mudança para a edição de 2021, aí as equipes já entram sabendo disso. A competição (Copa do Brasil) já está em andamento, aí muda o critério. Mas não faremos nada, ganhar a Copa do Brasil é um sonho. Mas é estranho”, disse Walter Dal Zotto Jr, presidente do Juventude.
Tigre, da Argentina, pode ficar de fora já em 2020
O Tigre, da Argentina, foi rebaixado no campeonato local. Na Copa da Superliga Argentina (competição equivalente à Copa do Brasil), porém, os Azuis do Norte estão na final e venceram a primeira partida por 5 a 0, sobre o Atlético Tucumán. Sendo assim, o Tigre está muito perto do título e caso realmente confirme a conquista, pode ficar fora da próxima Libertadores.