De virada, Peru vence a Bolívia no Maracanã pelo Grupo A da Copa América
Seleções se enfrentaram no Maracanã
O Peru venceu a Bolívia, no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A. Com gols de Guerrero, Farfán e Flores, os peruanos venceram por 3 a 1 e assumiram, provisoriamente, a liderança do grupo. Marcelo Moreno foi quem marcou para os bolivianos.
1º Tempo
O jogo não foi muito animado no primeiro tempo. Uma chance sem muito perigo aqui, outra acolá. Somente aos 20 minutos que a primeira boa oportunidade surgiu. Farfán foi derrubado na entrada da área e o juiz marcou a falta. O próprio camisa 10 peruano foi para a cobrança, mas a bola foi para fora.
Com 27, Saucedo recebeu na área e tentou a finalização. A bola, porém, pegou no braço de Zambrano e o árbitro, com o auxílio do VAR, marcou o pênalti. Marcelo Moreno, aniversariante do dia, ganhou de presente a chance de abrir o placar mo Maracanã e não desperdiçou. Bola para um lado e Gallese para o outro. 1 a 0 Bolívia.
Favorito para a partida, o Peru não viu outra alternativa a não ser sair para o jogo. E aos 44 minutos acabou o caô. Lindo passe de Cueva em profundidade e Paolo Guerrero, com categoria, driblou o goleiro e empatou o jogo. Este foi o 12º gol do atacante na história da Copa América. Agora ele está empatado com o chileno Vargas no topo da lista.
2º Tempo
O Peru voltou para a etapa final em busca do gol da virada logo no início. Com seis minutos, Abram recebeu cruzamento de Cueva e tentou de cabeça. A bola foi na mão de Lampe. Com nove minutos, Guerrero recebeu na esquerda, dominou, levantou a cabeça e cruzou. Farfán se antecipou à marcação e cabeceou como manda o manual: forte e para baixo, desta vez sem chances para Lampe. Era a virada dos peruanos.
O Peru parecia jogar em casa. Os torcedores faziam muito barulho e o time se empolgava em busca do terceiro. Aos 19 minutos, Cueva quase marcou, mas viu o goleiro Lampe evitar. A Bolívia, porém, não se entregava. Aos 21 minutos, Raúl Castro bateu de fora da área e Gallese deu rebote. Saavedra, praticamente sem goleiro, não conseguiu marcar.
O Peru fez uma blitz na área boliviana e quase marcou o terceiro. Primeiro Polo tentou e Lampe defendeu. Depois Tapia soltou uma bomba de longe e o goleiro da Bolívia salvou mais uma e mandou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Guerrero tentou de cabeça e Lampe salvou mais uma. Advíncula tentou no cantinho e Lampe, mais uma vez, salvou.
A Bolívia tentava no fim e resolveu se lançar ao ataque. No último lance da partida, Flores recebeu de Farfán em contra-ataque. O camisa 20 cortou Jusino e o Lampe e marcou um belo gol.
Próximos jogos
As duas seleções voltam a campo no próximo sábado, às 16h (de Brasília). A Bolívia pega a Venezuela, no Mineirão. O Peru pega o Brasil, na Arena Corinthians.
Ficha Técnica
Bolívia 1 x 2 Peru
Copa América – Grupo A – Segunda Rodada
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Data: 18/06/2019 (terça-feira)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Público presente: 17.550 pessoas
Gols: Marcelo Moreno (27’/1ºT), Guerrero (44’/1ºT), Farfán (9’/2ºT) e Flores (50’/2ºT)
Cartões Amarelos: Haquín, Roberto Fernández e Chumacero (Bolívia). Zambrano e Guerrero (Peru)
Bolívia: Lampe; Diego Bejarano, Luis Haquín, Jusino, Marvin Bejarano; Raúl Castro (Gilbert Álvarez), Saavedra (Leonardo Vaca), Justiniano, Saucedo (Roberto Fernández), Chumacero; Marcelo Moreno. Técnico: Eduardo Villegas.
Peru: Gallese, Advíncula, Zambrano (Araujo), Abram, Miguel Trauco; Renato Tapia, Yotún, Cueva (Flores); Farfán, Polo, Paolo Guerrero (Christofer Gonzáles). Técnico: Ricardo Gareca.