Vasco perde mais uma fora de casa e permanece perto da zona de rebaixamento do Brasileiro
Pela trigésima rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco perdeu para a equipe do Sport-PE por dois a um na Ilha do Retiro. A equipe cruzmaltina perdeu a oportunidade de conseguir a segunda vitória consecutiva, de vencer pela primeira vez fora de casa e se afastar cada vez mais do Z4 do campeonato. Os gols do Sport foram marcados por Mateus e Claudio Winck. Pelo Vasco,Fabrício marcou o gol aos trinta e seis minutos do primeiro tempo. Com o derrota, a equipe cruzmaltina permaneceu com seus trinta e quatro pontos, na 14ª posição do campeonatoo. Por outro lado, o Sport-PE passou para trinta pontos, permanecendo na décima nona posição do campeonato, mas dando um alento à sua torcida em busca de melhorar a sua pontuação e fugir do Z4 do campeonato.
Por Rodrigo Magalhães
Depois de vencer o Cruzeiro por dois à zero em São Januário na última rodada, o Vasco perdeu para a equipe do Sport-PE por dois a um, na Ilha do Retiro em Recife. Com a derrota, o Vasco desperdiçou a possibilidade de se afastar cada vez mais do Z4, de conseguir a primeira vitória fora de casa e deixar seus torcedores mais satisfeitos com a melhora de atuação da equipe. O treinador Alberto Valentim escalou a equipe no esquema 4-2-3-1, que na noite de hoje não surtiu o efeito esperado, pois faltou ímpeto e velocidade para que a equipe conseguisse dominar o seu oponente.
Com o início da partida, vimos que havia uma diferença entre o que pensava o técnico Alberto Valentim e o que sua equipe fazia dentro de campo. Com uma equipe lenta e sem criatividade, o Vasco foi dominado no primeiro tempo pelo Sport-PE, que mesmo sem pressionar de forma contundente, conseguiu limitar as ações da equipe cruzmaltina. Até o gol do Sport-PE, o lance mais importante da partida, havia sido à saída de Yago Pikachu, que se machucou após um choque de cabeça com um atleta do Sport-PE. Após ter um momento de inconsciência, o Médico do Vasco decidiu retirar o jogador Yago Pikachu da partida para preservar a integridade física do jogador, mas o jogador saiu insatisfeito com a decisão de seu médico. O gol do Sport-PE saiu aos vinte e quatro minutos pelo atacante Mateus, que derivou da ponta esquerda para o meio e chutou cruzado para vencer o goleiro Fernando Miguel e abrir o placar. Somente aos trinta e cinco minutos, o Vasco chegou à primeira vez com um chute de longe de Andrés Rios. No minuto seguinte, o Vasco conseguiu empatar a partida. A partir de uma jogada pela lateral direita, que originou um cruzamento que caiu nos pés do criticado Fabrício, que com calma e categoria, tirou o goleiro Maílson da jogada e marcou para o Vasco.
Na volta para o segundo tempo, o cenário da partida não teve alteração. O Sport-PE voltou fazendo uma marcação alta que colocou em dificuldade a equipe do Vasco conforme na primeira etapa. Com boas trocas de bola, o Sport-PE permanecia no campo de ataque, sem dar qualquer oportunidade de avanço ao Vasco. Até os 15 minutos, o Sport-PE teve alguns lances que levaram perigo ao goleiro Fernando Miguel, mas que por imprecisão não resultaram em gols. Na equipe do Vasco, o jogador Bruno Cosendey entrou no lugar de Desábato que pediu para sair, após sentir dores. O cenário da partida não mudou muito e a pressão do Sport-PE deu resultado aos vinte e três minutos. Após uma importante defesa de Fernando Miguel em chute de Mateus, a bola sobrou para o lateral esquerdo Sander, que alçou a bola na área para seu companheiro Claudio Winck completar de cabeça para o gol. Em resposta ao gol do Sport-PE e tentando dar mais dinâmica ao meio campo cruzmaltino, o técnico Alberto Valentim colocou Giovanni Augusto no lugar do volante Bruno Ritter. A alteração não deu um resultado significativo. Somente aos trinta e um minutos, depois de um rebote da zaga, Giovanni Augusto arrematou sem muito perigo ao gol de Maílson.
Na reta final do jogo, as emoções esperadas apareceram. Aos trinta e três minutos, o Sport-PE teve um gol corretamente anulado pela arbitragem. Já nos últimos minutos, lances em sequência deram emoção aos acréscimos do jogo. Aos quarenta e oito minutos, o atacante Gabriel entrou na área e foi derrubado. Na cobrança, o próprio Gabriel foi para a cobrança, mas o goleiro Fernando Miguel fez a defesa. No lance seguinte, na ida ao ataque, a equipe do Vasco reclamou pênalti em cima de Giovanni Augusto, mas o pênalti não foi marcado. Fim de jogo, agora o Vasco vai se preparar para a próxima rodada do campeonato, onde enfrentará o Internacional na próxima sexta-feira (26/10) às 21:30 em São Januário pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.