Opinião: Pontuar fora é fundamental para sonhar com Libertadores
Após empate com Ceará, Vasco chega a oito pontos como visitante no returno e igualou a marca alcançada no primeiro turno
Com o empate com o Ceará no último sábado, o Vasco chegou a oito pontos conquistados como visitante no returno e igualou a marca alcançada na primeira parte do Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina venceu duas partidas, empatou outras duas e perdeu somente uma no segundo turno. Os números fazem com que a equipe, do técnico Vanderlei Luxemburgo, projete uma vaga na Libertadores.
No primeiro turno, em nove jogos fora de casa, a equipe cruz-maltina pontuou em apenas quatro oportunidades, contra: Fortaleza, Palmeiras Goiás e Chapecoense. Apesar dos oito pontos conquistados, o Vasco não fazia bons jogos e pouco assustava seus adversários. Naquela altura do campeonato, o clube era um fortíssimo candidato ao rebaixamento, devido ao péssimo rendimento, tanto fora quanto em casa.
Números do Vasco como visitante no primeiro turno
Jogos: 9
Vitórias: 2
Empates: 2
Derrotas: 5
Gols marcados: 7
Gols sofridos: 14
Aproveitamento: 29,62%
No entanto, no segundo turno as coisas mudaram. Além de igualar o número de pontos conquistados mo primeiro turno em cinco jogos, o Vasco mudou a postura e conseguiu fazer boas partidas como visitante, e, até então, tem somente uma derrota fora de seus domínios, para o Corinthians. Apesar do revés, a equipe fez uma boa partida, podendo sair da Arena com pelo menos um ponto, se não fosse o gol anulado de Werley, que gerou polêmica, e o goleiro Cássio, que salvou o timão.
As vitórias diante de Atlético-MG e Internacional, e os empates contra Avaí e Ceará, fizeram com que o time e a torcida pudessem sonhar com uma vaga na Libertadores do ano que vem. Caso o Gigante da Colina continue pontuando fora de casa e vencendo como mandante, exercendo o fator São Januário, é possível sonhar com uma vaga na competição continental.
Números do Vasco como visitante no segundo turno:
Jogos: 5
Vitórias: 2
Empates: 2
Derrotas: 1
Gols marcados: 4
Gols sofridos: 3
Aproveitamento: 53,33%
Nos bastidores após a vitória contra o Inter, no Beira Rio – onde o Vasco não vencia há 12 anos, Vanderlei Luxemburgo enalteceu o triunfo e fez questão de ressaltar que é possível se classificar para a Libertadores.
– Ninguém imaginava, mas olha para cima. Olha para cima. Vamos chegar lá. Do jeito que fizemos hoje aqui, vamos chegar lá.
*Este texto não representa, obrigatoriamente, o ponto de vista da Rádio Opinião.