Flamengo

Opinião: Precisamos falar sobre Everton Ribeiro

Camisa 7 do Flamengo é um dos destaques do time de Jorge Jesus

Contratado pelo Flamengo em 2017, Everton Ribeiro chegou com o peso de ser, até então, o jogador mais caro da história do Rubro-Negro.

Depois de grande passagem pelo Cruzeiro, onde foi campeão e craque do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014, Everton se transferiu para o Al Ahli, dos Emirados Árabes. Por lá permaneceu até a metade de 2017, quando desembarcou no time da Gávea. Logo de cara, assumiu a vaga de titular e tomou conta do lado direito rubro-negro. Com uma oscilação até certo ponto aceitável, alternou bons e maus momentos, afinal o jogador vinha de temporada completa no Oriente Médio.

Em 2018, o jogador foi mostrando o porquê do investimento e do esforço do Flamengo em contratá-lo. Ao lado de Lucas Paquetá foi, possivelmente, o grande nome da temporada do Flamengo. Sempre dinâmico pelo lado direito, é capaz de desequilibrar a marcação com apenas um toque ou um drible.

Importantíssimo em várias partidas, duas devem ficar na memória do torcedor. Contra o Emelec, pela fase de grupos da Libertadores, marcou dois belos gols que classificaram o time da Gávea para a segunda fase da Libertadores depois de oito anos. O outro, já na reta final do Brasileirão. Contra o Cruzeiro, justamente seu ex-clube, marcou mais dois belíssimos gols, no Mineirão, dando a vitória ao Rubro-Negro por 2 a 0.

2019 com Jesus

Na atual temporada, o meia continuava tendo atuações regulares com o técnico Abel Braga. Mas foi com Jorge Jesus que Everton se transformou num dos pilares do time. Apesar de não ter toda a mídia dos três principais jogadores de frente do líder do campeonato (Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol), e de pouco atrair os holofotes, o camisa 7 é um dos craques do Brasil.

Everton Ribeiro nem sempre é quem deixa alguém em condições de marcar, mesmo que 2019 já seja o ano com mais assistências pelo Flamengo. Às vezes, ele é quem inicia as jogadas ou dá o passe que antecede a assistência. Ontem, contra o Corinthians, mais uma vez ele foi a luz no time do Flamengo. Com dificuldades para chegar à meta corintiana, o camisa 7 achou Arrascaeta dentro da área com uma linda cavadinha e o uruguaio sofreu o pênalti que abriu a vitória por 4 a 1.

E 2019 não é só importante por essas marcas. Desde que Diego se lesionou, em julho, Everton assumiu a braçadeira de capitão e mostra liderança, por mais que se mostre um jogador mais tímido em algumas ocasiões.

Com seis assistências na competição, o jogador é apenas o sétimo da lista no quesito. Mas nos números de grandes chances criadas, com 15, e nos números de passes decisivos, com 72, o jogador é o primeiro.

Números de Everton Ribeiro

Em 2019

  • 52 jogos;
  • Cinco gols;
  • 14 assistências.

Desde que chegou

  • 152 jogos;
  • 22 gols;
  • 27 assistências.
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar