F1

Francisco Abreu conta como começou a assistir Fórmula 1

Francisco Alves de Abreu, nascido em São Paulo e hoje morando em Irecê/BA começou a assistir Fórmula 1 em 1986 e se apaixonou através de um tio seu que era fã, mas ele também assistiu outros esportes como Copa do Mundo de Futebol do Brasil.

Francisco também começou a acompanhar e ver Prost, Mansell e Piquet disputarem a unhas e dentes cada palmo de pista. O barulho dos motores v6 turbo da época encantava qualquer ser humano e veio a decepção da perda da Copa e o sentimento de experimentar a derrota. E as lágrimas de criança banhar as rodovias do meu rosto.

Já se falavam no talento de Ayrton Senna, porém como a informação e mídia da época era pouco informativa, Francisco ficava tempos a frente da TV assistindo Globo Esporte para acompanhar qualquer notícia.

Ele tinha uma vontade louca de pegar uma moto e sair correndo por ai. Ele tinha uns amigos na época da sua cidade que andavam de moto e se apaixonou pela velocidade e, de vez em quando, ele pegava a moto de um amigo para andar.

Certa vez ele chegou em casa nessa moto, seu pai olhou e perguntou de quem era e ele contou. Porém, ele nem sonhava que seu filho já sabia andar de moto, pois aprendeu na cara e na coragem.

Seu saudoso pai sempre foi além de pai, um amigo, exemplo de ser humano e, um dia, sem ele esperar seu pai chegou com uma moto novinha e lhe presenteou. Foi aí que Francisco experimentou a velocidade e se apaixonei.

A partir de 1987 ele começou a acompanhar mais a Fórmula 1 e ver como um cara representava tão bem o seu país, com amor, força, determinação. Suas entrevistas davam vontade de chorar, pois o patriotismo dele saia dos demais brasileiros, mas Senna, além de ser seu ídolo, virou sua paixão.

Sobre sair de qualquer outro humano é uma força que sai de dentro da alma. É uma alegria enorme para Francisco quando vê qualquer tipo de história, reportagem, homenagem ao Ayrton Senna. Seu dia muda em segundos, pois Senna tinha um amor pelo Brasil, que ele superava toda dor, esforço físico da época, treinamentos em sol escaldante para suportar a pressão sol das etapas calorosas.

Ayrton fazia tudo para ver o Brasil em primeiro em tudo, e seu caráter ficou de exemplo para todos, sua dedicação, sua seriedade e profissionalismo. Senna não era somente um atleta de alta performance era o sinônimo de dedicação humanidade, gentileza. É capaz de fazer uma pessoa, em um simples texto como esse que escreve, dá uma pausa para limpar as lagrimas.

Apesar de tanto tempo, ele tem o poder de comover, emocionar e ser o palco das atenções quando se fala em perfeição. Francisco não teve outro ídolo a não ser o Senna. Sua idade, na época, não tinha como ter pois estava no início das descobertas e nas paixões.

Ele se apaixonou pelo vermelho e branco da McLaren. Prost guiava ela com maestria, tinha a cor da sua primeira moto e gostava de mais dela. Mas sua paixão pela McLaren ficou muito mais forte quando, em 1988, Senna pegava esse carro e com chuva fazia o brasileiro sentir prazer, alegria, contava os dias e horas para largada de domingo.

E logo que terminava corrida, Francisco já corria para a folhinha para marcar o dia da próxima corrida. O nome do Brasil era elevado ao máximo e o sorriso do povo era combustível para ele fazer sempre o melhor.

Quando Francisco viu Ayrton em uma de suas entrevistas falar do seu nível de concentração, que se o vento tocasse mais forte no lado direito do carro ou uma pedrinha se quer tocasse, ele sentia como se fosse nele, pois o carro era extensão do seu próprio corpo chamou a atenção em ver como um ser evolui tanto a ter esse sentimento em si.

Senna em situações desfavoráveis, mesmo com carro inferior, sempre era superior e o talento dele dava gosto de se ver.

Atualmente Hamilton é o piloto atual que mais se identifica com Senna, além de muito concentrado e talentoso e ainda sua imagem para companhas mundiais a favor da igualdade tanto racial quanto a qualquer tipo de preconceito, pois prega a igualdade e isso é uma atitude nobre nos seres humanos e nele que é um super atleta, e isso é bastante louvável.

Seu recado para criançada atual é que primeiro pratiquem esporte, qualquer modalidade, escutem os conselhos dos pais, afastem dos maus colegas, que querem levar para o caminho contrário, estudem, sonhem alto, pensem grande e tenham um foco que, se você tiver foco e força, pensamento positivo e colocando Deus sempre na frente, pode ter certeza que você vai conseguir.

LEIA MAIS

Rafael Capita e sua admiração pelo Ayrton Senna por causa de seu pai

Plínio Barbarino homenageou Ayrton Senna montando sua coleção

Tags
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar