Flamengo campeão da Copa do Brasil Sub-17 – Rubro-Negro suporta pressão no segundo tempo e supera o Fluminense
Flamengo conquista título inédito na primeira final carioca em uma competição nacional do Sub-17
Flamengo supera as adversidades, vence o Fluminense por 1 a 0 com gol de Reinier e levanta o caneco do título da Copa do Brasil no Maracanã. Pela primeira vez o Flamengo conquista o título da Copa do Brasil Sub-17. O Fluminense na partida de volta sofreu sua única derrota na competição.
O rubro-negro se superou, foi a campo com 11 desfalques, Lázaro, Yuri de Oliveira, Nathan, Gabriel Noga, Bruno Gabriel, Sidney, Weverton, Samuel, Jean Carlos foram diagnosticados com caxumba em uma epidemia que afetou o elenco. Além de Luís Gustavo e Gomes suspensos.
*Campanha do Flamengo: Foram 10 jogos, 4 vitórias, 5 empates e 1 derrota – um aproveitamento de 56,6%. Além de 16 gols feitos e 8 gols sofridos.
Artilheiro: Reinier com 6 gols.
*Campanha do Fluminense: Foram 9 jogos, 5 vitórias, 3 empates e 1 derrota – um aproveitamento de 66,6%. Além de 25 gols feitos e 8 gols sofridos.
Artilheiro: João Pedro com 8 gols.
*Apenas na Copa do Brasil Sub-17 2018
O jogo
A partida começou disputada, com chances criadas para os dois lados porém nenhuma oportunidade clara de gol. Até que aos 14 minutos do primeiro tempo, João Gabriel fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro, Marcos Felipe dominou e tocou para Reinier que mandou a bola pro fundo da rede tricolor. Flamengo 1 a 0 no Fluminense.
A geração de ouro tricolor parece nervosa após o gol e mostra dificuldades na saída de bola, com isso quem chega novamente com perigo ao ataque é o Rubro-Negro. Ao 20 minutos, Braian recebe na direita e cruza para Rhyan, o atacante cabeceia para o chão e a bola bate no travessão.
A maior chance de gol do Tricolor no primeiro tempo veio aos 40 minutos apenas, Luiz Henrique pega forte em um chute rasteiro e a bola vai na trave do goleiro Pedro Victor. João Pedro arrisca ainda de bicicleta no último minuto da partida, mas sem nenhum perigo para o goleiro rubro-negro. No primeiro não aconteceu chances claras de gol e tivemos pouca movimentação, as equipes pareciam se poupar para o que viria a seguir.
Na etapa final, mesmo com a vantagem no placar o Flamengo não recua e tem a primeira boa chegada ao ataque. Braian faz mais um bom cruzamento, desta vez é Reinier quem está na área. O camisa 10 rubro-negro sobe mais que Davi mas cabeceia para fora.
Aos poucos o Fluminense começa a dominar as ações no meio-campo, e em uma roubada de bola surge um contra-ataque. Wallace faz o passe para João Pedro, ele percebe Pedro Victor adiantado, e tenta encobrir o goleiro, mas o chute saiu fraco.
A partir deste último lance as equipes abandonaram as disposições táticas e a partida se tornou em um jogo de ataque contra defesa. O tricolor ataca de todas as maneiras possíveis, enquanto isso o rubro-negro se defende de todas as maneiras que consegue e tenta sair em velocidade no contra-ataque.
Aos 26 minutos, depois de um cruzamento João Pedro cabeceia bem para o chão, mas Pedro Victor faz boa defesa. Aos 32 minutos, a zaga do Flamengo afasta a bola após um cruzamento da direita, a bola sobra com Wallace pega de primeira mas Pedro Victor encaixa a bola. Na marca dos 35 minutos do segundo tempo, Wallace novamente com a bola, ele invade a área e rola a bola para trás e Miguel Silveira, quase na pequena área chuta a bola na trave.
O Flamengo quando encosta na bola é para afastar de perto de seu gol, o cansaço é iminente, o técnico Phelipe Leal já fez as 5 substituições e realizado as 3 paradas, sendo assim não poderia mexer mais. Reinier chega a cair em campo de cansaço. Aos 42 minutos, Caio Alves cruza e Rodrigo Muniz na pequena área cabeceia para fora. Uma grande oportunidade desperdiçada.
O fim de partida se aproxima e o Rubro-Negro continua a suportar toda a pressão ofensiva do Fluminense. Com isso alguns jogadores tricolores mostram total desequilíbrio emocional e acabam perdendo a cabeça, primeiro André Trindade, capitão da equipe é expulso após atingir Marcos Felipe com um chute. Aos 47 minutos a história se repete e João Pedro dá um carrinho violento por trás em Hugo, o atacante ainda partiu pra cima dos jogadores do Flamengo.
E assim terminou a Copa do Brasil Sub-17, o Fluminense que apresentou um ótimo futebol durante a competição, perdendo a cabeça e mostrando não saber perder, e o Flamengo provando que chegou à final por ser uma equipe determinada e competente. Fim de jogo, Flamengo 1 a 0 no Fluminense.
Ficha Técnica
Flamengo 1 x 0 Fluminense
Copa do Brasil Sub-17 – Final
Local: Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21/12 (Sábado)
Horário: 20h (Horário de Brasília)
Equipe de Arbitragem
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Quarto Árbitro: Daniel Victor Costa Silva (RJ)
Gol: Reinier aos 14’ do 1ºT
Cartões Amarelo: Flamengo – Daniel Cabral, Lucas Freitas e Reinier. Fluminense – Marcos Pedro e Wallace Almeida.
Cartões Vermelho: Fluminense – André Trindade e João Pedro.
O árbitro da partida, Alexandre Vargas Tavares de Jesus colocou como se o cartão tivesse sido para o camisa 7, Wallace Almeida. Sendo claro que quem comete a falta que inicia a confusão é João Pedro. No momento em que a falta é cometida o atleta Wallace Almeida já estava no bando pois foi substituído.
Provável escalação do Flamengo – Técnico: Phelipe Leal
Pedro Victor, Braian (Jhonata), Otavio (Hugo Marques), Lucas Freitas e Ítalo; Daniel, Lucas Gabriel (Dhouglas), Marcos Felipe, João Gabriel (Caio Alves) e Reinier; Rhyan (Rodrigo Muniz).
Provável escalação do Fluminense – Técnico: Eduardo Oliveira
Marcelo; Lucas Calegari, Luan Freitas, Davi e Marcos Pedro (Gabriel Teixeira); André Trindade, Martinelli e Wallace Almeida (Yago Ferreira); Luiz Henrique, Marcos Paulo (Miguel Silveira) e João Pedro.