BasqueteNBBVasco da Gama

NBB: Vasco enfrenta Sesi Franca, líder da competição

Em caso de vitória, o Vasco pode chegar a 9ª posição e tirar o Sesi Franca da liderança

Nesta quinta-feira (17/01), o Vasco da Gama enfrenta o Sesi Franca no Ginásio de São Januário, às 19h. Na última partida pelo NBB, o Cruzmaltino encerrou um jejum de 5 jogos sem vitórias ao vencer o Joinville/AABJ por 92 a 81 em Santa Catarina. Já o Sesi Franca venceu o Basquete Cearense por de 82 a 74, e se garantiu como líder da competição por mais uma semana, visto que, tem jogos a menos em relação aos times que ocupam da 2ª a 6ª posição na tabela.

O Gigante da Colina, no momento ocupa a 11ª colocação, e tem possibilidades de chegar a 9ª posição ainda na Semana 11 do NBB. Para ser o nono na tabela, o Vasco precisa dos seguintes resultados: vencer o Sesi Franca, a derrota do Corinthians para o Pinheiros e uma derrota do São José ainda tem dois jogos restantes nesta semana, contra Minas e Flamengo, ambas fora de casa. O Vasco tem 5 vitórias e 10 derrotas, somando 20 pontos, um aproveitamento de 33,3%.

Ganhar do Sesi Franca, mesmo jogando em casa, não será uma tarefa fácil. Além de líder do NBB, a equipe é a atual campeã da Liga Sul-Americana de basquete, onde bateu o Instituto de Córdoba na final, dentro da Argentina. Mas antes de pensar em superar o Sesi Franca, o Vasco precisa superar as suas próprias dificuldades. Até agora, o Vasco jogou 8 partidas como mandante no NBB, venceu apenas duas, contra Corinthians e São José, desde então são 4 derrotas seguidas no Ginásio de São Januário.

Para se recuperar no 2° turno do campeonato Vasco se reforçou e contratou o armador estadunidense Deonta Stocks, e o experiente pivô Caio Torres. Na última partida contra o Joinville/AABJ, ambos mostraram a diferença que podem fazer ao time do Vasco da Gama. 17 pontos para cada, além de 9 rebotes para Caio Torres, o melhor jogador da partida.

Outros atletas que vem se destacando e se mostraram fundamentais no 1º turno no time do Alberto Bial, são o ala/pivô Gemerson e o armador Vithinho. O primeiro tem 8,60 rebotes por jogo, a melhor média do NBB 18/19, 14,93 pontos por jogo, além de ser o atleta com maior média de minutos em quadra, são 36,67 por jogo. Já o segundo citado, Vithinho, é o maior criador de jogadas do Vasco. Média de 6,50 assistências por jogo, a quarta melhor do NBB 18/19, o armador tem média de 12,50 de eficiência.

Para o site oficial do Vasco da Gama, o técnico Alberto Bial falou sobre a importância de conquistar a vitória contra um time como o Sesi Franca.

“Teremos pela frente um adversário que é campeão sul-americano, que tem um investimento de respeito, que tem jogadores muito bons, vários deles! O Lucas Dias é jogador de Seleção Brasileira. É o ala que o Brasil tanto espera aí há muito tempo. Mas o Vasco da Gama começa a ter uma equipe encorpada e não pode ter receio de enfrentar qualquer time dentro da competição. É isso que quero incutir no espírito da nossa equipe, e uma vitória como esta nos dá esta chance de proporcionar ao nosso elenco esta confiança. Queremos continuar seguindo este trabalho incessante e perseverante e buscando cada vez mais evoluir e subir na tabela.”

David Jackson em ação na partida entre as equipes no 1° turno, o ala foi cestinha da partida com 28 pontos. O ala-armador jogou no Vasco no NBB 16/17. (Foto: Newton Nogueira/Sesi Franca)

Líder da competição com 12 vitórias e 2 derrotas, somando 26 pontos, um aproveitamento de 85,7%. O Sesi Franca é o melhor visitante da competição, com 6 vitórias e 1 derrota, ao lado do Pinheiros. A equipe chegou a liderança na Semana 3 do NBB e desde então não saiu, chegando a ter uma sequência de 9 vitórias.

Apesar da vitória contra o Basquete Cearense, na última rodada, o Sesi Franca encontrou dificuldades na partida, e só chegou à frente do placar no último quarto de jogo.

O principal destaque da equipe francana nesta temporada é David Jackson. O ala estadunidense chegou ao Sesi Franca como principal reforço para a temporada 18/19, e tem correspondido as expectativas. David Jackson é o cestinha da equipe com média de 18,08 pontos por jogo e uma média de 19 de eficiência, em 13 partidas disputadas no NBB.

Outro protagonista do time do técnico Helinho, é o ala/pivô Lucas Dias. Ele é o atleta mais é utilizado por Helinho, jogou todas as partidas como titular e permanece 31,21 minutos por jogo em quadra. Lucas Dias tem média de 15,29 pontos por jogo e vem sendo convocado por Alexandar Petrovic, técnico da Seleção brasileira para as eliminatórias do Mundial de 2019 na China.

Na Semana 2, 1º turno do Novo Basquete Brasil, o Vasco perdeu por 101 a 75 para um Sesi Franca avassalador que converteu 19 bolas de 3, no Pedrocão.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar