Um incêndio de grandes proporções atingiu o Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira. Os bombeiros foram chamados e informaram que 10 pessoas morreram e 3 ficaram feridas. Após o ocorrido, enquanto a maioria lamentava a tragédia, alguns internautas aproveitaram a situação para publicarem ofensas às vítimas nas redes sociais.
Embora os autores tenham excluído seus perfis, prints começaram a circular e tiveram grandes repercussões nas redes sociais. “Bem feito. Foram tirar o Arrascaeta do Cruzeiro, eu acho é pouco, poderia ter morrido mais”, disse um deles. Outro internauta afirmou: “Os mulambento amanheceu pegando fogo… Fogo…”. E ainda: “Força Fogo… Estamos todos torcendo por você. Queima esses mulambo tudo”.
“Zoaram tanto o nosso estádio por água e o ct pegou fogo kd a água pra apaga?? Brincadeiras a parte forças ninho do urubu #paz”. Muitas postagens ainda faziam referência a antiga zoação ao clube, o “cheirinho”. “Mais um cheirinho só que agora de incêndio”, “Cheirinho de CO2”, “Mais um cheirinho o Flamengo agora cheiro de fumaça”, “Tinha CHEIRINHO de fumaça lá?”.
Muitas páginas como Facebook, Instagram e Twitter, compartilharam capturas de tela dessas postagens, chamando atenção para a falta de respeito com os sobreviventes, as famílias, e amigos das vítimas. As postagens geraram revoltas na internet, e as reações contrárias a esse tipo de atitude uniu torcedores de vários clubes, que ressaltaram não importar a rivalidade no esporte em um momento como esse.
Agradecemos aos clubes do mundo todo pelas mensagens e votos neste dia difícil. Nunca foi só futebol.
— Flamengo (@Flamengo) February 8, 2019