Futebol

Vasco e Fluminense não poderão se enfrentar no Maracanã até resolução de impasse

Medida é válida para jogos do Campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) se pronunciou nesta segunda-feira. O motivo foi a disputa entre Vasco e Fluminense pelo setor Sul do Maracanã. Depois da polêmica entre as duas equipes na final da Taça Guanabara, o órgão que rege o futebol carioca se pronunciou. E, a priori, a decisão não é boa para ambos. Confira abaixo, na íntegra, o pronunciamento.

“Após os lamentáveis episódios ocorridos antes do início da final da Taça Guanabara, entre Vasco da Gama e Fluminense, no último domingo (17/02), no Maracanã, a FERJ, através de uma Resolução da Presidência vem determinar que as partidas que envolvam as duas agremiações acima mencionadas, válidas pelo Campeonato Carioca, somente serão programadas e/ou autorizadas para o Maracanã caso haja acordo expresso entre os clubes acerca da ocupação do setor sul, ou decisão judicial desportiva sobre o caso.

Nas partidas contra outros adversários, o Fluminense terá o direito de ocupar o setor sul, mesmo na condição de visitante, exceto acordo entre as partes ou decisão diversa da justiça desportiva”, disse a FERJ, por meio de seu site.

Vasco e Fluminense não poderão se enfrentar no Maracanã até resolver impasse sobre setor Sul (Foto: Reprodução)

Entenda o caso

A final do Campeonato Carioca de 1950 foi decidida entre Vasco x América. E àquela época ficou decidido que o vencedor teria direito a escolher um lado do estádio para alocar sua torcida sempre que jogasse no Maracanã. O Vasco sagrou-se campeão e escolheu o lado direito às cabines de rádio, hoje setor Sul. E assim permaneceu sempre que o cruzmaltino jogava no antigo Maior do Mundo, inclusive nos clássicos contra o Fluminense.

Porém com o passar do tempo, o Maracanã foi passando por reformas, a mais recente entre 2010 e 2013. Após a reinauguração, o Fluminense fez acordo com a Odebrecht, que administra o estádio. Neste acordo ficou estabelecido que o Tricolor teria direito de usar o setor Sul, independente de quem fosse o adversário.

Desde a reinauguração, em 2013, Vasco e Fluminense se enfrentaram 9 vezes antes do duelo do último domingo. E sempre com a torcida tricolor no setor Sul, apesar de resistência, principalmente de Eurico Miranda, ex-presidente vascaíno.

O Vasco diz que a FERJ autorizou o clube a usar o setor Sul por ser o mandante. O Fluminense não concordou e entrou na justiça. O caso foi parar nos tribunais e o jogo permaneceu com os portões fechados até os 30′ do primeiro tempo.

Agora as equipes não podem se enfrentar no estádio antes que resolvam este empecilho. O próximo possível duelo entre as equipes seria na final da Taça Rio, no dia 31/03. Nas finais do Campeonato Carioca também pode ocorrer o confronto: a semifinal no fim de semana de 06 e 07/04 e as finais nos fins de semana de 14 e 21/04.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar