Vasco encara o Serra pela segunda fase da Copa do Brasil
Esta será a primeira vez que as equipes se enfrentarão
Após a conquista do título da Taça Guanabara, o Vasco vai ao Espírito Santo para encarar o Serra (ES) pela segunda fase da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam na quarta-feira (20/02) às 21h30, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Desta vez, diferentemente da primeira fase, o empate leva aos pênaltis. Será o segundo embate protagonizado pelo Cruzmaltino nesta edição da Copa do Brasil, Vasco e Serra nunca se enfrentaram. O Gigante da Colina também nunca havia enfrentado o Juazeirense.
Confira outras notícias do Vasco da Gama
Apesar da vitória contra o Fluminense, e do amplo favoritismo para a partida contra a equipe capixaba, na primeira fase da Copa do Brasil, o Vasco sofreu para se classificar e empatou em 2 a 2 com o Juazeirense. Visto as dificuldades enfrentadas já na primeira fase, Alberto Valentim deve mandar a campo o time titular. O treinador ainda não conta com Thiago Galhardo que se recupera de um edema muscular na coxa esquerda. Bruno César é o provável substituto.
O Serra foi o campeão estadual do Espírito Santo em 2018, após já ter sido campeão da Série B capixaba em 2017. Mas neste começo de temporada, a equipe é apenas o oitavo colocado de 10 equipes no campeonato capixaba. O técnico Cleiton Marcelino tem escalou equipes alternativas nas partidas anteriores ao da Copa do Brasil, estratégia visando poupar os jogadores para o torneio nacional. Até agora foram 5 partidas disputadas, sendo quatro no estadual: uma única vitória, contra o Rio Branco-VN, e três derrotas, para Real Noroeste, Atlético Itapemirim e Desportiva Ferroviária. Porém, inversamente ao Vasco, enquanto vai mal momento no campeonato estadual, o Serra foi bem na primeira fase da Copa do Brasil e bateu por 1 a 0 o Remo, tradicional equipe do Pará.
A vitória contra o Remo, foi mais do que apenas a classificação, o Tricolor Serrano é apenas a segunda equipe capixaba a avançar de para a segunda fase da Copa do Brasil. A primeira e único até então foi o já extinto Linhares E.C, que foi semifinalista daquela Copa do Brasil 1994. Um diferencial para essa partida será o fator casa. Na primeira fase, o Serra mandou seu jogo no estádio Municipal Roberto Siqueira Costa, carinhosamente chamado de Robertão, mas para a partida contra o Vasco a partida será disputada no estádio Kleber de Andrade, estádio com maior capacidade e onde o Gigante da Colina terá a maior da torcida a seu favor. O Serra já jogou no estádio Kleber de Andrade nesta temporada, na derrota por 3 a 2 contra o Real Noroeste, a primeira partida do time no ano.
RETROSPECTO VASCAÍNO CONTRA CAPIXABAS
Ao todo são cinco partidas contra equipes capixabas. Duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória. A última vez que o Vasco enfrentou uma equipe capixaba foi no dia 26 de novembro de 1986. Um empate em 1 a 1 com o Rio Branco no Engenheiro Araripe.
Ficha Técnica
Serra (ES) x Vasco
Copa do Brasil – 2ª Fase
Local: Estádio Kleber de Andrade, Cariacica (ES)
Data: 20/02 (Quarta-feira)
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Equipe de Arbitragem
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Quarto Árbitro: Devarly Lira do Rosario (ES)
Provável escalação do Serra – Técnico: Cleiton Marcelino
Walter; Gilmar Baiano, Alex, Renato Oliveira e Peu; Caetano, Emílio e Guilherme Pitty; Rodrigo Pardal, Lessinho e Rael.
Desfalques do Serra: — (Não há).
Provável escalação do Vasco – Técnico: Alberto Valentim
Fernando Miguel; R. Cáceres, Werley, Leandro Castán e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Yago Pikachu e Bruno César; Marrony e Maxi López.
Desfalques do Vasco: Thiago Galhardo, Ramon, Rildo, Breno, Guilherme Costa, Marcelo Mattos e Bruno Silva (departamento médico).