Em sua quarta temporada pelo Flamengo, o camisa 2 vive momento delicado dentro do clube. Após perder um gol no clássico contra o Vasco, o jogador foi vaiado e alavancou as críticas. No jogo contra o Volta Redonda, sendo capitão da equipe, as vaias se iniciaram logo depois da escalação e se estenderam a cada toque na bola e ainda se repercutiram nas redes sociais.
Os três clubes brasileiros, Cruzeiro, Grêmio e Internacional, tiveram interesse no jogador no início de 2019. Mesmo o clube mineiro sendo o primeiro, e a força ofensiva do lateral, ser bem avaliada pela comissão técnica da Raposa, as negociações não foram para frente.
Rodrigo Caetano, hoje diretor de futebol do Inter e responsável pela contração do lateral em 2016, também teve interesse em Rodinei para repetir a parceria, agora em Porto Alegre.
Em breve, o Flamengo espera a chegada de mais um lateral direita, que atualmente é ocupada por Pará. Vai ganhar concorrência consagrada de Rafinha, que faz sua última temporada pelo Bayern de Munique e tem um acordo com o Flamengo. A previsão é que ele chegue no meio do ano.
Hoje, além do trio, o Flamengo conta com o jovem Klebinho, na posição. A ideia é negociar um lateral após a chegada de Rafinha.