Futebol de baseSub-20Vasco da Gama

Copinha: Vasco atropela o Manthiqueira e se classifica as oitavas de finais

Vasco enfrentará o Coritiba nesta quarta-feira em horário e local a definir.

Nesta segunda-feira (14/01) o Vasco goleou o Manthiqueira de Guaratinguetá por 5 a 1, em partida válida pela terceira fase da Copinha, no Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá . Os gols do Cruzmaltino foram marcados por Lucas Santos, João Pedro, Talles Magno e dois de Tiago Reis, artilheiro vascaíno na competição, Igor Ferreira fez o gol de honra da Laranja Mecânica. O Vasco enfrentará o Coritiba nas oitavas de finais da Copinha.

O JOGO

A partida começou com pouco mais de 10 minutos de atraso, pois uma chuva forte de granizo atingia a cidade de Guaratinguetá, e o árbitro retirou as equipes de campo.

Logo no início de partida foi se confirmando, o que era esperado no jogo. Um Manthiqueira tentando jogar de igual para igual com o Vasco, sendo empurrado para sua torcida, o time da casa chegou a fazer uma pressão inicial, mas o Cruzmaltino logo equilibrou o jogo, e a partida ficou disputada no meio-campo, com o Vasco chegando a área adversária com perigo.

Aos 11 minutos de jogo, o Vasco abre o placar com Lucas Santos. O camisa 10 aproveita o rebote do goleiro, tenta um cruzamento e a bola bate na mão do defensor do Manthiqueira, pênalti para o Vasco. Na cobrança da penalidade, Lucas Santos bateu bem colocado, no canto direito de Guilherme Almeida, a bola chega a encostar na trave antes de morrer no fundo das redes.

Com 15 minutos do primeiro tempo, a Laranja Mecânica tentou dar uma resposta e colocou o goleiro Alexander para trabalhar. Wesley Oliveira dominou no peito após cruzamento e tocou para Vinícius que chegava ao ataque, e de primeira deu um belo chute de direita. A bola bate onde o travessão e a trave se encontram. Esta seria a maior chance de gol criada pelo Manthiqueira na etapa inicial.

Mesmo após o gol o Manthiqueira manteve seu padrão de jogo, tentando equilibrar a partida, abusando de rápidas transições ofensivas e invertendo o jogo em lançamentos. Jogar no contra-ataque parecia fora de cogitação para a Laranja Mecânica de Guaratinguetá.

Aos 18 minutos, o Manthiqueira cometeu um erro fatal. Quando se enfrenta uma equipe que tem muito talento e técnica, como a do Vasco, a marcação deve estar em cima, sem ceder muito espaço. Em ótimo passe a bola foi enfiada para Tiago Reis e o centroavante chutou cruzado para balançar mais uma vez as redes do gol do time da casa.

Antes do fim do primeiro tempo, o Vasco ainda teve mais uma boa chance criada. Na marca dos 30 minutos, Caio Lopes fez bom passe para Linnick, que dentro da área dominou e chutou para a defesa de Guilherme Almeida. Já o Manthiqueira chegou com perigo em cobrança de falta de Igor Ferreira, que passou por cima do gol vascaíno. Com Léo, a Laranja Mecânica ainda invadiu a área do Vasco, raridade no primeiro tempo, mas o meia perdeu o controle da bola ao tentar dar um drible.

Na volta do intervalo, o técnico Alexandre de Souza colocou os atacantes Gilson e Hendrick, substituições costumeiras, nas partidas do Manthiqueira.

De começo as mudanças não foram efetivas, logo com 2 minutos do segundo tempo, o Vasco chegou bem ao ataque com Caio Lopes. O volante pegou o rebote e finalizou bem mas a bola foi na trave do Manthiqueira.

O gol da Laranja Mecânica de Guaratinguetá saiu na bola parada, um dos pontos fortes da equipe. Após cruzamento, na cobrança de falta, Igor Ferreira desviou de cabeça e diminuiu o placar.

Aos 13 minutos do segundo tempo, Tiago Reis recebeu cruzamento vindo da direita e cabeceou para o chão e ampliou o placar, para afastar as esperanças do torcedor do Manthiqueira.

O Manthiqueira não trabalhava bem a bola, além da chuva de granizo ter prejudicado o campo, a falta de experiência afetava os jogadores. Sem cadenciar o jogo, e sempre buscando resolver logo as jogadas, com passes diretos, a Laranja Mecânica parecia desesperada pelo resultado.

Entretanto, o time de Marcos Valadares, com muita mais experiência do que a equipe paulista, recuou e passou a aguardar em seu campo de defesa, se expondo menos, já que o Manthiqueira se lançava ao ataque e poupando as energias para contra-atacar.

O Vasco fez o quarto com João Pedro. Talles Magno fez boa jogada individual, a bola sobrou para João Pedro que chutou no ângulo, sem chances para o goleiro Guilherme Almeida.

Ao apagar das luzes no Dario Rodrigues Leite, Laranjeira fez boa jogada na esquerda, invadiu a área e Talles Magno, atacante de apenas 16 anos, apareceu sozinho na área e empurrou a bola para o fundo das redes.

Fim de jogo. Vasco 5 a 1 no Manthiqueira.

DESTAQUE DO JOGO

Tiago Reis, atacava os espaços cedidos pela defesa do Manthiqueira, tentando antever onde a bola iria. No segundo gol do Vasco na partida, o quinto dele na competição, isso ficou claro. O bom posicionamento e a visão de jogo são essenciais para um centroavante ser bem sucedido em sua função: fazer gols.

O terceiro gol do centroavante também foi crucial, pois “matou” a reação do Manthiqueira que havia acabado de diminuir o placar e ensaiava uma pressão ao Vasco.

Ficha Técnica

Vasco 5 x 1 Manthiqueira (SP)

Copa São Paulo de Futebol Júnior – Terceira Fase

Local: Estádio Dario Rodrigues Leite, Guaratinguetá (SP)

Data: 14/01 (Segunda-feira)

Horário: 17h30 (Horário de Brasília)

Equipe de Arbitragem

Árbitro: Flávio Roberto Mineiro Ribeiro (SP)

Assistentes: Osvaldo Apipe De Medeiros Filho (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)

Quarto Árbitro: Marcio André Moreira (SP)

Cartões Amarelo: Vasco – João Pedro; Manthiqueira – João Lucas

Gols: Vasco – Lucas Santos, 11’/1ºT; Tiago Reis, 18’/1ºT; Tiago Reis, 13’/2ºT; João Pedro, 38’/2ºT; Talles Magno 43’/2ºT; Manthiqueira – Igor Ferreira 9’/2ºT

Escalação do Vasco – Técnico: Marcos Valadares

Alexander; Tenório (Nathan), Ulisses, Miranda e Coutinho (Riquelme); Bruno, Caio Lopes, Linnick (Laranjeira), João Pedro (Vinicius) e Lucas Santos; Tiago Reis (Talles Magno).

Escalação do Manthiqueira – Técnico: Alexandre de Souza

Guilherme Almeida; Kauã Barros, Thiago, Jhonny e João Lucas (Chubasa); Vinícius (Carioca), Weverton, Igor Ferreira (Caio) e Leo (Gilson); Wilson e Wesley Oliveira (Hendrick).

Veja a comemoração dos atletas vascaínos nas redes sociais.

 

Tags
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar