Vasco vence a Lusa e se classifica à semifinal da Taça Guanabara
Até agora o Vasco repete a boa campanha de 2016, último ano em que foi campeão do Campeonato Carioca
O Vasco bateu a Portuguesa por 1 a 0 com gol de pênalti do Yago Pikachu, no Estádio Moça Bonita. Com o resultado, o Cruzmaltino vai a 12 pontos, continua com 100% no Carioca e se garante nas semifinais da Taça Guanabara. Um empate contra o Fluminense no próximo sábado (02/02) mantém o Vasco na liderança. Já a Lusa vive situação delicada, continua na lanterna com um ponto apenas e na última rodada enfrentará o Volta Redonda, time com a melhor pontuação do campeonato, entre os times considerados “pequenos”.
Confira outras notícias do Vasco da Gama
O JOGO
A partida começou como o esperado, o Vasco tentando se impor, controlava a posse de bola, entretanto a Lusa se defendia e aguardava para ter a bola e sair no contra-ataque. O Cruzmaltino porém, troca passes apenas em seu campo de defesa e tenta abrir a defesa adversária jogando pelos lados.
Com 13 minutos no relógio, Ribamar tentou o passe para Moresche mas a bola é interceptada e bate no braço do lateral Adriano. Pênalti para o Vasco. Na cobrança, Yago Pikachu bateu rasteiro no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Ruan.
Gol do @VascodaGama. Yago Pikachu faz 1 a 0 sobre a @portuguesarjofc, aos 15 minutos do primeiro tempo.
#PORxVAS #Cariocão2019 #omaischarmoso #omaisvisto #firmeeforte #futebolraiz pic.twitter.com/bANfrZvbyM— FERJ (@FFERJ) January 30, 2019
Após a parada técnica, a Lusa voltou melhor. Adiantou a intensidade da marcação, enquanto o Vasco buscava cadenciar mais o jogo. Foram três chances criadas pela Lusa. Aos 29 minutos, Romarinho de fora da área bateu colocado e a bola passou perto da trave. Aos 33 minutos foi a vez de Zeca arriscar de fora da área, desta vez sem perigo para o goleiro Fernando Miguel. No lance seguinte, aos 36 minutos, Diguinho chutou forte de fora da área e contou com um desvio para levar perigo ao Fernando Miguel.
Apesar de ter mais a posse de bola, a Portuguesa tinha dificuldades em chegar a área do Vasco. Antes do árbitro apitar o fim do primeiro tempo, uma das poucas chegadas a área do Cruzmaltino, Marcão recebeu cruzamento de Adriano e cabeceou, a bola passa raspando a trave vascaína. A melhor chance de gol da Lusa no primeiro tempo.
No começo da etapa final, o Vasco voltou a ter posse de bola, e sendo mais incisivo do que no primeiro tempo. A primeira chance veio logo aos 6 minutos. Pikachu fez cruzamento fechado, a bola passou pelo goleiro Ruan, e Ribamar de peixinho tenta alcançar a bola mas não consegue.
Aos 13 minutos, mais uma chegada do Vasco. Ribamar carregou até a linha de fundo, na esquerda, cruzou e Pikachu pegou de primeira. Grande defesa do goleiro Ruan. No rebote Bruno César manda por cima do gol.
Sob o forte sol de Bangu, ambas equipes já pareciam desgastadas. Não tinham a mesma intensidade sem a posse de bola, as linhas de marcação eram baixas e no ataque preferiam cadenciar o jogo do que a velocidade.
Antes do fim de jogo, cada equipe ainda criou uma chance cada. O Vasco chegou ao ataque com Moresche. Bruno César tocou na esquerda para Rildo que tocou atrás e Moresche chutou colocado, de primeira, a bola passa perto à direita do goleiro Ruan. Já a Lusa levou perigo ao goleiro Fernando Miguel em sua melhor chance criada. PK cruzou na área e Fabinho, de bicicleta, manda a bola raspando na trave. Por muito pouco não foi o empate da Portuguesa.
Fim de jogo. Vasco 0 x 0 Portuguesa
Ficha Técnica
(6º) Portuguesa (RJ) 0 x 1 Vasco (1º)
Campeonato Carioca – Taça Guanabara – 4ª rodada
Local: Estádio Moça Bonita, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 30/01 (Quarta-feira)
Horário: 17h (Horário de Brasília)
Equipe de Arbitragem
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ)
Quarto Árbitro: Marcus Vinicius Machado Araújo Brandão (RJ)
Cartões Amarelos: Vasco – Luiz Gustavo, Henrique, Bruno César e Rafael França; Portuguesa – Diguinho, e André Santos.
Gols: Vasco – Yago Pikachu, 15’/1°T.
Escalação da Portuguesa – Técnico: João Carlos Ângelo
Ruan; Adriano, André Santos, Marcão, Zeca; Cássio (PK), Henrique, Diguinho e Maicon Assis (Douglas Eskilo); Romarinho e Nilson (Fabinho).
Escalação do Vasco – Técnico: Alberto Valentim
Fernando Miguel; Claudio Winck (Rafael França), Luiz Gustavo, Ricardo e Henrique; Willian Maranhão, Raul, Pikachu (Rildo), Dudu (Bruno César) e Moresche; Ribamar.