Quem é o Antofagasta, rival do Fluminense pela Sul-Americana?
Time chileno não tem muita expressão e disputa sua primeira competição internacional
O Antofagasta, adversário do Fluminense, é um clube chileno, que foi criado em 1966. Fica localizado na zona portuária de Antofagasta, norte do Chile. O clube jamais conquistou um título de expressão no Chile, foi campeão somente na Série B em 1968, 1990 e 2011 (quando conseguiu o acesso à primeira divisão, onde permanece até hoje).
O principal rival do Antofagasta é o Cobreloa, que perdeu a final da Libertadores para o Flamengo em 1981 e hoje se encontra na Série B. O estádio do time tem capacidade para 26 mil pessoas, e foi reformado para a disputa da Copa América de 2015.
“Para a gente, seria histórico. Não quero tirar a responsabilidade da gente, mas é uma diferença: é uma final de Copa do Mundo para a gente enquanto para eles mais uma fase”, disse o técnico Gerardo Ameli, sobre a expectativa para a partida.
No último Campeonato Chileno, o Antofagasta teve sua melhor participação na história. Ao terminar o ‘Chilenão’ na 4ª colocação, quase pegou vaga na Libertadores, que seria sua primeira. O time teve também o melhor ataque da competição, com 48 gols marcados em 30 jogos. Na atual temporada, o time não vive bom momento. Em 4 jogos, o time tem apenas uma vitória. Bateu o Audax Italiano, fora de casa, por 3 a 0, na estreia.
Seu jogador mais conhecido dos brasileiros é Gonzalo Fierro, ex-jogador do Flamengo. O meia, que também atua na lateral, jogou no Rio de Janeiro entre 2008 e 2011 e ganhou dois Cariocas e um Brasileiro. O jogador está com 35 anos.
No primeiro jogo, o Antofagasta arrancou o empatou em 0 a 0 com o Fluminense, jogando no Maracanã. Contou com ótima atuação do goleiro Hurtado, que fez ótimas intervenções na partida. Para se classificar, precisa vencer o Fluminense. Em caso de igualdade no placar da primeira partida a vaga será decidida nos pênaltis. Empate com gols dá a vaga ao Tricolor das Laranjeiras.
*Matéria com colaboração de Tiago Martins