O fim de um ciclo espetacular no futebol: Obrigado, Juan
Um dos maiores zagueiros da história do Flamengo se aposentou dos gramados no último sábado
Chegou ao fim o ciclo de um dos maiores zagueiros da história do Flamengo. Juan, jogador de 40 anos se aposentou e fez sua última partida com a camisa do clube de coração contra o Cruzeiro, no último sábado, no Maracanã, na vitória por 3 a 1 na estreia do Campeonato Brasileiro.
Juan Silveira dos Santos, um rubro-negro de coração, e que entrou para a história do clube, ao lado de Júnior Baiano, como o maior zagueiro artilheiro da história do Flamengo. Em 2019 levantou a Taça do Campeonato Carioca, jogou os minutos finais da partida contra o Cruzeiro e anunciou sua aposentadoria dos gramados de futebol.
CARREIRA
FLAMENGO
Iniciou sua trajetória no futebol ainda com 11 anos, quando chegou ao Flamengo. Estreou pelos profissionais em 1996, no dia 5 de julho, ainda com 17 anos, quando defendeu o rubro-negro na vitória de 1 a 0 contra o Desportiva Ferroviária. No mesmo ano, fez sua estreia no Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu sequência e retornou aos juniores. Somente em 1999, três anos depois, o zagueiro teve uma sequência no time profissional do Flamengo durante a conquista da Mercosul, Juan inclusive fez um dos gols na final contra o Palmeiras. Em 2001, o zagueiro foi campeão da Copa dos Campeões, marcando novamente mais um gol na final. Em 2002 deixou o Flamengo e rumou para a Alemanha.
BAYER LEVERKUSEN
O zagueiro ficou no clube alemão durante cinco temporadas, onde viveu altos e baixos com a camisa do Leverkusen. Fez ao todo 176 jogos, marcou 16 gols e conquistou o Torneio Internacional das Maspalomas, em 2005. Em 2007 acertou sua ida para a Itália.
ROMA
Rapidamente o zagueiro se adaptou e com ótimas atuações, ganhou um espaço nos corações dos torcedores da Roma. Participou da conquista da Coppa Itália e de uma Supercopa da Itália. Atuou 148 vezes e marcou 11 gols com a camisa da Roma.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Juan foi convocada para as seleções de base, sub-17 e sub-20, antes de chegar a seleção principal em 2001. Mas só em 2004, o zagueiro se firmou e reeditou a dupla com Lúcio, já que os dois jogaram juntos no Bayer Leverkusen. Com a camisa canarinha, Juan conquistou a Copa América de 2004 e 2007, Copa das Confederações de 2005 e 2009. Jogou a Copa do mundo de 2006 e 2010. Se aposentou da seleção após a derrota para a Holanda, na Copa da África do Sul. Jogou com a camisa canarinha 78 vezes e marcou sete gols.
INTERNACIONAL
Após fim de contrato com a Roma, no meio de 2012, o zagueiro retornou ao Brasil e ficou cerca de quatro anos atuando com a camisa do Colorado. Participou do Tricampeonato Gaúcho(2013, 2014 e 2015), atuou 117 vezes e marcou nove vezes.
FLAMENGO
Retornou ao clube que o projetou para o futebol em 2016 e ajudou o time a conseguir a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Em 2017 marcou um gol contra a Chapecoense, na Sul Americana, e chegou ao seu 32° gol com a camisa do Flamengo. O 33° veio na mesma competição, na semifinal, contra o Júnior Barranquilla. Em 2018 o jogador teve uma lesão que lhe tirou dos gramados por seis meses, o zagueiro rompeu o tendão de aquiles do pé direito. Em 2019 voltou aos gramados na partida contra o Madureira, entrando nos minutos finais e muito aplaudido pela torcida. Levantou o troféu de Campeão Carioca na final contra o Vasco. Agora, Juan entrou nos minutos finais da partida contra o Cruzeiro e sentiu a sensação de vestir a camisa do clube de coração pela última vez.
Agora, como já adiantou, Juan vai passar cerca de um mês ao lado de sua família para depois fazer um “estágio” no clube que o projetou para o futebol. Juan deve ter um cargo para trabalhar ao lado do técnico Abel Braga.