Flamengo bate o Botafogo e está na final do NBB
Rubro-negro venceu o Alvinegro jogando na casa do rival
O Flamengo está na final do NBB. Após vencer o Botafogo por 90 a 75 nesta terça-feira, em General Severiano, o clube da Gávea fechou a série em 3 a 1. Com a vitória, o Flamengo chega à final do NBB pela sétima vez em dez edições do torneio. O Rubro-negro, que é o maior campeão, vai agora em busca de seu sexto título. O adversário na final será o Franca.
O Botafogo começou o jogo com tudo. Nos três primeiros arremessos, acertou todos, sendo dois em bolas de três pontos. Jamaal começou mostrando que queria jogo e que se dependesse dele, o Botafogo forçaria o quinto e derradeiro jogo. O ala-armador foi o melhor jogador em quadra, inclusive, marcando 32 pontos e sendo o cestinha da partida. O Alvinegro chegou a abrir 9 pontos de vantagem no primeiro quarto, fazendo 15 a 6, mas aos poucos o Flamengo foi equilibrando a partida. No estouro do cronômetro Marquinhos acertou lindo chute de três e fez o Flamengo ir para o segundo período com vantagem no placar: 26 a 24.
O segundo quarto começou totalmente diferente do que foi o primeiro. O Flamengo, que no início parecia mais acuado, tomou as rédeas da partida e foi controlando o jogo. Com uma boa defesa, o Rubro-negro foi forçando o Botafogo a cometer erros e soube aproveitar os ataques a favor. O baixinho Davi Rossetto, o Davizinho, que de baixo só tem a estatura, começou a desequilibrar pro Flamengo e o time de Gustavo De Conti fechou o segundo período com 45 a 40 (19 a 16 para o Flamengo).
Se no segundo período o Botafogo parecia nervoso, no terceiro isso ficou evidente. O time de General Severiano errou muito no início e o Flamengo aproveitava. Deryk, sempre certeiro nas bolas de três, acertou uma logo no início e jogou ainda mais pressão para o lado alvinegro. Varejão, que foi reserva para Mineiro, entrou bem e se destacou. O pivô fez sua melhor partida na série em termos de performance. Faltando três minutos para o fim, o nervosismo passou das quadras para a arquibancada: um botafoguense arremessou um cubo de gelo no banco do Flamengo e a partida ficou paralisada. Quando o jogo voltou, o Botafogo se acalmou e tentou uma reação. Faltando um segundo para o fim do período, Olivinha cometeu falta e Coelho acertou os dois lances livres. A diferença caiu para 3 pontos e o Alvinegro venceu o período por 20 a 18 (63 a 60 Flamengo).
No último quarto apareceu quem estava sumido: Marquinhos e Balbi. Líderes do Flamengo durante toda a campanha, os jogadores não conseguiam chamar a responsa como em outras oportunidades. Os dois, juntos, fizeram 17 dos 27 pontos do Flamengo no período. Com seis minutos restantes para o fim, alguns refletores do Ginásio Oscar Zelaya se apagaram e a arbitragem decidiu interromper a partida. Dez minutos mais tarde, o jogo foi reiniciado e o Flamengo foi aumentando a vantagem. O quatro período acabou em 27 a 15 para o Flamengo (90 a 75).
Agora o Flamengo se concentra para enfrentar o Franca, de São Paulo. O primeiro jogo da final acontece já no próximo domingo. O jogo, com mando do Flamengo, será no Maracanãzinho e a bola laranja sobe às 10h45 (de Brasília). Os dois jogos seguintes serão em São Paulo, no Ginásio Pedrocão. Caso necessário, o jogo de número quatro será no Maracanãzinho e o quinto no Pedrocão.