Colômbia sofre para furar defesa, mas vence o Catar e garante classificação na Copa América
Com gol no fim, colombianos conseguem a vitória e a vaga na próxima fase
A Colômbia suou para vencer o Catar por 1 a 0, no Morumbi, na noite desta quarta-feira. Com gol de Duván Zapata, os colombianos chegam a seis pontos, lideram o Grupo B e encaminham classificação. Apesar de favorita, a seleção “cafetera” sofreu com a forte marcação dos cataris. Só aos 40 minutos o placar foi aberto, após lampejo de James Rodrigues.
Primeiro tempo
Como já era de se esperar, a Colômbia ditou o ritmo da partida desde o pontapé inicial. Com dois minutos, em cobrança de escanteio, Mina subiu mais que todo mundo na área e a bola sobrou para Sanchéz empurrar, mas o zagueiro estava impedido. Apesar do controle parcial, os colombianos sofreram com a forte marcação e a falta de espaços dados pela equipe do Catar, ou seja, não conseguiram transformar o domínio em chances claras. A única vez que a equipe de Carlos Queiroz conseguiu furar o bloqueio dos cataris – além do gol irregular – foi em uma boa trama pela direita, mas Medina desperdiçou.
Segundo tempo
A segunda etapa começou mais aberta, pois o Catar se lançou um pouco mais ao ataque. Ambas as equipes poderiam ter marcado, mas os goleiros salvaram suas respectivas seleções. Entretanto, aos poucos a partida retomou o ritmo da primeira etapa, Catar fechado e a Colômbia martelando. Após tanto tentar, a Colômbia foi recompensada, e em sua jogada principal, a aérea. James Rodriguez deu um belo lançamento para Zapata que, cabeceou bonito, e tirou o zero do placar e garantiu o triunfo colombiano. O mesmo Zapata teve a chance de ampliar no último lance do jogo, após um contra-ataque, mas finalizou para fora, cara a cara com o goleiro.
Panorama
A Colômbia chega a seis pontos e lidera o Grupo B. Já o Catar segue empatado com o Paraguai na segunda colocação.