Campeonato Brasileiro

Opinião: Estão acabando com o futebol brasileiro

O VAR que veio para ajudar nas decisões dos árbitros está tirando o brilho das partidas

Erros claros acontecem rodada após rodada e tentam botar na conta do VAR, que não tem nada a ver com isso, até porque quem manuseia a ferramenta são os péssimos árbitros que saíram do campo e foram para o ar-condicionado apitar as partidas.

O Campeonato Brasileiro de 2019 começou com uma novidade, o VAR! Uma tecnologia que foi criada com o intuito de acertar nas decisões dos árbitros dentro de campo. Entretanto, no Brasil, parece que a ferramenta está sendo usada por péssimos árbitros que não conseguem enxergar o óbvio. Estamos na 27° rodada do Brasileirão e até aqui todos os clubes já foram beneficiados e prejudicados por descisões equivocadas do VAR.

Vale a pena destacar que a tecnologia não tem nada a ver com os erros, até porque ela é manusiada por árbitros, que estão muito abaixo do que o futebol brasileiro pede! Esses mesmos árbitros erravam sem a tecnologia e continuam errando com a tecnologia a seu favor. Inclusive, nesse Campeonato Brasileiro, tivemos muitos árbitros que erraram em diversos jogos, Heber Roberto Lopes, Grazziani, Flávio Rodrigues de Souza, Anderson Daronco, Bráulio da Silva Machado, dentre outros.

No jogo entre Flamengo e Fluminense, na noite do último domingo, houve um pênalti claríssimo em cima do atacante Gabigol, do Flamengo, que foi erroneamente não marcado pelo árbitro Anderson Daronco, que ouviu o VAR, foi ao monitor e manteve sua decisão de campo. Um lance muito parecida como na final do Paulistão entre Palmeiras e Corinthians, onde o árbitro também não marcou pênalti em cima do Dudu.

Momento do pênalti cometido por Nino em Gabigol. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Sem falar de outros lances que estão marcando o Campeonato Brasileiro de 2019, quem não lembra do puxão de camisa de João Paulo do Botafogo contra o Athletico Paranaense? A expulsão do zagueiro Gum contra o Palmeiras? O pênalti em cima de Marinho contra o Athletico Paranaense na Vila Belmiro? A não expulsão do goleiro Tiago Volpi contra o Ceará? São tantos lances, que se eu ficar aqui citando vou acabar escrevendo um livro.

O que eu quero falar aqui é que a culpa não é do VAR e sim dos péssimos árbitros que a CBF escala para apitar os jogos do Campeonato Brasileiro. Tem que haver uma reciclagem o mais rápido possível, porque não tentar novos árbitros de fora do país? Não poderia ser uma iniciativa? Mas parece que a CBF não concorda com isso, até porque o português que está na liderança criticou a arbitragem e pode levar um gancho pesado na reta final do campeonato..

Tags
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar