Wilson Choji Iguti, de 65 anos, nascido em Guaraci/PR e hoje morando em Guarulhos, numa chácara, se inspirou em Ayrton Senna e foi chamado para esculpir estátuas e bonecos dele.
Wilson Iguti começou a assistir Fórmula 1 desde quando surgiu o Ayrton Senna, junto com a sua filha Akemi Iguti. Na verdade, quem mais acompanhava as corridas, na época, era sua filha, e ela lhe chamava para fazer companhia, principalmente quando era de madrugada.
Iguti nunca pensou em correr, ele nem tem coleção de carros de Fórmula 1, e nem de carros. Ele tem sim é admiração pelas pessoas, pelo talento das pessoas, em qualquer atividade.
Tudo veio ao acaso: como ele é escultor e trabalha muitos anos com esculturas, ele trabalha para praticamente todos os estúdios e empresas de licenciamento, como Disney, Warner, Marvel, e Mauricio de Sousa acabou chegando aos pilotos de Fórmula 1.
“Justamente com o Ayrton Senna acabei sendo chamado para esculpir o boneco do Senninha, (quem tem ele, pode ver minha assinatura “IGUTI” atrás no pescoço). Depois fiz as estátuas do Senna de bronze, que foram vendidas aqui e no Japão em 2002, e a estátua banhada a ouro, que foi utilizado nas comemorações do legado do Senna em 2014”, diz Iguti.
“Os troféus Senna banhada a ouro, que foi utilizado em vários eventos automobilísticos, como a Stock Car, ganho por Barrichello e outros, e o troféu Senna banhada a ouro, que o Hamilton ganhou no tricampeonato de Fórmula 1. Tenho estátuas do Senna tanto de bronze como a banhada a ouro em todo o canto do mundo. Um dos orgulhos de minha profissão”, diz Iguti.
Seu ídolo principal é o Ayrton Senna, pela perseverança, e pelo foco que ele tinha nos seus objetivos. Realmente ele tinha um carisma muito forte, mas ele tem também admiração muito grande pelo Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Ele não se preocupa com as possíveis desavenças entre eles. Ninguém é perfeito, nem o próprio Iguti, por isso ele admira as qualidades de cada um.
Depois que Senna morreu Iguti e sua filha passaram um período sem assistir, mas o tempo passa, e voltaram a assistir algumas corridas. Porém o interesse não é o mesmo. Naquele tempo, as disputas eram mais acirradas, e justamente o corpo a corpo entre Prost, Mansell, Piquet é que tornava a Fórmula 1 mais emocionante.
Iguti tem simpatia pelo Hamilton, principalmente por ele ser admirador confesso do Senna, mas tem outros pilotos que chama a atenção.
“Senna foi um exemplo para muitas pessoas, e tive o prazer de conhecer ele pessoalmente, pois fui chamado pela equipe de criadores do Senninha para modelar o boneco, poucos meses antes de seu acidente. Ele aprovava pessoalmente a modelagem, juntamente com os criadores Ridaut e Rogério”, diz Iguti.
“Seja uma pessoa boa, que tenha objetivos e que siga com fé, persistência, porque não é fácil, que um dia você vai conseguir chegar lá”, finaliza Iguti.
LEIA MAIS
Júlio ministra palestra inspirando em Ayrton Senna
Kaue tem Ayrton Senna como inspiração, mesmo não assistindo correr