Flamengo vs Boavista: quando a disputa pela transmissão foi mais emocionante que o jogo
Na última quarta-feira, 02/07, às 21:30, o Flamengo entrou em campo pela segunda vez, neste retorno do futebol carioca em pleno período de pandemia da Covida-19. Contudo, desta vez, as atenções não estavam no campo de jogo, mas, na emocionante disputa pela transmissão do Jogo entre a TV Globo e a FlaTV.
Ao longo da semana o Flamengo anunciou que faria a transmissão do jogo pela TV do clube no canal Youtube. É claro que isso contrariou os desejos da TV Globo detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca.
O Flamengo se apoiou na Medida Próvisória 984/2020 que prevê o seguinte: “que pertencem ao clube (entidade de prática desportiva) mandante do jogo os direitos de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, do espetáculo desportivo”. E por isso buscou um novo modelo de transmissão para as suas partidas.
A TV Globo entende que o contrato de direito de transmissão que tem com os demais clubes e com a FERJ foi firmado antes da MP 984/2020 e previa que a transmissão precisava da anuência das duas equipes envolvidas na partidas, ou seja, a Globo tinha contrato vigente com o Boavista e a transmissão da FLATV fere os direitos de transmissão pertencente a Globo.
Essa disputa contaminou completamente o jogo. Antes, durante e depois da partida, o que mais se discutiu nas redes sociais, no botequins, no elevador, na tribuna de impressa foi a audiência da FLATV. De acordo com dados informados pelos profissionais que participaram da transmissão a audiência ao longo da partida foi de aproximadamente 2 milhões. Enquanto que a audiência da Globo com o jogo Portuguesa-RJ x Botafogo, de acordo com o que twittou o jornalista Ricaperrone, chegou a 8 milhões em todo país, corresponde a 17 pontos .
E sobre a bola rolando? sim teve!
Aliás, o Flamengo venceu com facilidade o Boavista, teve mais de 70% da posse de bola durante quase todos jogo, poderia ter goleado o adversário se não fosse a boa atuação do goleiro Klever que evitou que a bola entrasse no gol da equipe de saquarema pelo menos em três oportunidades.
Na verdade, o adversário do rubro-negro se limitou a jogar, ou podemos dizer que foi obrigado a jogar, no campo de defesa. Neste sentido, o jogo ficou um tanto monótono. O torcedor do flamengo não tem nada com isso, vitória é para ser comemorada. No entanto, como entretenimento, como espetáculo deixou muito a desejar, mas, sobre a qualidade dos jogos vamos analisar em outro momento.