Marcelo Maranello: pré e pós Ayrton Senna na Fórmula 1
Marcelo Maranello começou a decorar/saber os campeões de todos os anos em 2013, quando ele passou a se interessar bem mais pela história do esporte.
Para Marcelo não existe segredo para decorar, pois a memória é algo que tem que ser exercitada dia a dia. Sua memória é igual a de todo mundo, e ele disse que muitas pessoas não acreditam nisso, mas é (risos).
Os melhores pilotos nos anos anteriores de Ayrton Senna para Marcelo são: Niki Lauda, Graham Hill, Jim Clark, Juan Manuel Fangio, Jackie Stewart, pois foram pilotos grandiosos que corriam desafiando a morte prova a prova em carros nada seguros e mesmo assim guiavam no limite, conseguindo números impressionantes.
Já as melhores equipes nos anos anteriores de Ayrton Senna são: McLaren era uma equipe muito forte nos anos 70, no início da década de 80, quando trouxe Niki Lauda para ser tricampeão mundial em 1984, além dos títulos de Alain Prost, James Hunt e Emerson Fittipaldi.
Os melhores pilotos da época de Ayrton Senna, para Marcelo, são: Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell no auge de sua carreira, contra Niki Lauda já nos momentos finais do Niki na F1 e contra Damon Hill e Michael Schumacher no início da carreira dos dois na F1.
Já as melhores equipes da época de Ayrton Senna, para Maranello, são: McLaren e Williams dominavam as disputas por títulos mundiais, dando destaque para a McLaren MP4/4 de 1998, que dominou amplamente a temporada do primeiro título do Ayrton.
Assim como a Williams FW14 de outro planeta de Nigel Mansell, como o próprio Ayrton chamava. Estes carros tiveram amplo destaque devido ao domínio avassalador nas temporadas em que foram campeões.
Já os melhores pilotos nos anos depois de Ayrton Senna, para Maranello, são: Michael Schumacher pelo número de títulos e pelo gênio das pistas, apesar das controvérsias no decorrer da carreira, Fernando Alonso, um monstro das pistas, Sebastian Vettel, que conquistou tudo que conquistou, inclusive uma vitória em Monza de Toro Rosso, a antiga Minardi e Lewis Hamilton por ter igualado e quebrado recordes de Michael Schumacher, que julgávamos inatingíveis.
Agora, quando se fala em “melhores equipes” nos anos depois de Ayrton Senna, Marcelo fala que cada equipe teve seu período de hegemonia como a Ferrari nos tempos de Schumacher, a Red Bull nos tempos de Vettel e atualmente a Mercedes com Lewis Hamilton.
Na sua opinião de Marcelo Maranello os carros de antigamente eram menos tecnológicos e seguros, o que provocava muitas mortes e ferimentos graves nos pilotos, por outro lado, exigia muito mais do talento, do feeling do piloto do que vemos nos dias de hoje.
Após a morte de Ayrton Senna, parece que houve um divisor de águas com relação à segurança, pois última morte ocorrida após a era Senna foi do Jules Bianchi que sofreu um gravíssimo acidente em Suzuka em 2014, vindo a falecer no dia 17 de Julho de 2015.
E, para finalizar, Marcelo registra aqui qual ele mais gosta: “eu sou um saudosista nato na verdade, com relação à segurança no esporte, com certeza eu prefiro muito mais hoje, mas no que diz respeito à competição, rivalidade, pistas clássicas, com certeza prefiro aquela F1 raiz e gostosa que aprendi a amar ainda na infância e que tinha aquele ronco ensurdecedor dos V10 e V12”.
LEIA MAIS
Marco Costa é fá de Ayrton Senna desde Fórmula 3 Inglesa
Roberto Reis conta sua trajetória até o momento que escreveu livro sobre Ayrton Senna