VASCO VENCE SOB ATMOSFERA EXTRAORDINÁRIA NA COLINA HISTÓRICA
POR João Carlos Calzavara
Na noite da última quinta-feira (26/05), o Vasco da Gama derrotou a equipe do Brusque pelo placar de 2×0, em partida disputada no Estádio de São Januário, válida pela 9ª rodada da Série B 2022. Com aproximadamente 15.000 pagantes na Colina Histórica, a torcida do cruz-maltino empurrou o time em mais uma vitória jogando como mandante (4 V e 1 E). Os números jogando em casa são fundamentais para o cruz-maltino ocupar a 2ª colocação na competição, atrás somente do Cruzeiro, que ainda possui um jogo a menos.
A partida começou perigosa para o Vasco devido aos lances em que o Brusque quase abriu o placar, parando nas defesas de Thiago Rodrigues. A primeira chegada do Gigante foi em um lance de cabeça protagonizado por Raniel, que perdeu uma chance clara após belo passe de Yuri Lara. A responsabilidade de abrir o placar ficou para Nenê, o vovô mais jovem da Cidade Maravilhosa, em uma conclusão com bastante frieza para explorar o pouco ângulo que o goleiro do Brusque deixou.
Na segunda etapa, a equipe do Vasco melhorou com as saídas de Raniel e Palácios, que apesar de estar conquistando moral com a torcida, ontem não rendeu o esperado na primeira partida como titular. As entradas de Getúlio e de Figueiredo permitiram que o time ficasse mais leve e conseguisse explorar bolas em profundidade. Em um desses lances, após belo passe do lateral esquerdo Edimar, Getúlio achou bonito passe para a entrada da área para que Nenê pudesse concluir com um chute de “chapa” rasteiro, fazendo curva para escapar do goleiro.
Em um raro momento no ano o Vasco foi capaz de abrir uma vantagem de dois gols de diferença para seu adversário, e como têm sido praxe, a defesa segurou o resultado e ainda alcançou a marca de 2ª melhor defesa da competição. São apenas 3 gols sofridos em 9 jogos disputados pelo cruz-maltino até então, o que tem agradado a torcida do Vasco. Se alguém ainda tinha dúvida sobre o setor, totalmente reformulado para esse ano, hoje pode afirmar que é um dos pontos fortes do elenco.
Já o técnico Zé Ricardo mais uma vez consegue aguentar a pressão e superar mais uma rodada a frente do cargo. Após uma série de protestos, inclusive pessoalmente por parte de integrantes de uma torcida organizada, seu trabalho têm se demonstrado resiliente pelo menos em conseguir, mesmo jogando mal, conquistar pontos em todas as rodadas (o Vasco ainda não perdeu na competição). Graças a isso o Vasco em 2022 consegue uma sequência no G4 da competição, algo que não ocorreu em 2021
Por falar em resiliência, Nenê teve uma noite de redenção em São Januário, uma vez que o meia vinha sendo criticado por parte da torcida, muito em função da falta de condições físicas que um atleta de 40 anos apresenta em uma competição mais “bruta” como a Série B. Após marcar dois belos gols com a perna esquerda, o meia sacramentou a vitória do cruz-maltino e curtiu, todo prosa, a festa no Caldeirão com direito a meia volta com a bandeira do clube. Para completar a semana fantástica de Nenê, ainda vale ressaltar que na noite de terça-feira (24/05), o jogador recebeu o título de cidadão carioca honorário, em evento que contou com a presença da torcida vascaína, além de representantes do clube e políticos.