Flamengo

O fim de um ciclo espetacular no futebol: Obrigado, Juan

Um dos maiores zagueiros da história do Flamengo se aposentou dos gramados no último sábado

Chegou ao fim o ciclo de um dos maiores zagueiros da história do Flamengo. Juan, jogador de 40 anos se aposentou e fez sua última partida com a camisa do clube de coração contra o Cruzeiro, no último sábado, no Maracanã, na vitória por 3 a 1 na estreia do Campeonato Brasileiro.

Juan Silveira dos Santos, um rubro-negro de coração, e que entrou para a história do clube, ao lado de Júnior Baiano, como o maior zagueiro artilheiro da história do Flamengo. Em 2019 levantou a Taça do Campeonato Carioca, jogou os minutos finais da partida contra o Cruzeiro e anunciou sua aposentadoria dos gramados de futebol.

CARREIRA

FLAMENGO

Iniciou sua trajetória no futebol ainda com 11 anos, quando chegou ao Flamengo. Estreou pelos profissionais em 1996, no dia 5 de julho, ainda com 17 anos, quando defendeu o rubro-negro na vitória de 1 a 0 contra o Desportiva Ferroviária. No mesmo ano, fez sua estreia no Campeonato Brasileiro, mas não conseguiu sequência e retornou aos juniores. Somente em 1999, três anos depois, o zagueiro teve uma sequência no time profissional do Flamengo durante a conquista da Mercosul, Juan inclusive fez um dos gols na final contra o Palmeiras. Em 2001, o zagueiro foi campeão da Copa dos Campeões, marcando novamente mais um gol na final. Em 2002 deixou o Flamengo e rumou para a Alemanha.

Juan em sua primeira passagem pelo Flamengo. Foto: Reprodução

BAYER LEVERKUSEN

O zagueiro ficou no clube alemão durante cinco temporadas, onde viveu altos e baixos com a camisa do Leverkusen. Fez ao todo 176 jogos, marcou 16 gols e conquistou o Torneio Internacional das Maspalomas, em 2005. Em 2007 acertou sua ida para a Itália.

Juan teve uma ótima passagem na Alemanha com a camisa do Bayer Leverkusen. Foto: Reprodução

ROMA

Rapidamente o zagueiro se adaptou e com ótimas atuações, ganhou um espaço nos corações dos torcedores da Roma. Participou da conquista da Coppa Itália e de uma Supercopa da Itália. Atuou 148 vezes e marcou 11 gols com a camisa da Roma.

Rapidamente caiu nas graças da torcida e fez grandes partidas com a camisa da Roma. Foto: Reprodução

SELEÇÃO BRASILEIRA

Juan foi convocada para as seleções de base, sub-17 e sub-20, antes de chegar a seleção principal em 2001. Mas só em 2004, o zagueiro se firmou e reeditou a dupla com Lúcio, já que os dois jogaram juntos no Bayer Leverkusen. Com a camisa canarinha, Juan conquistou a Copa América de 2004 e 2007, Copa das Confederações de 2005 e 2009. Jogou a Copa do mundo de 2006 e 2010. Se aposentou da seleção após a derrota para a Holanda, na Copa da África do Sul. Jogou com a camisa canarinha 78 vezes e marcou sete gols.

Juan foi convocado para a seleção brasileira e jogou duas Copa do Mundo. Foto: Reprodução

INTERNACIONAL

Após fim de contrato com a Roma, no meio de 2012, o zagueiro retornou ao Brasil e ficou cerca de quatro anos atuando com a camisa do Colorado. Participou do Tricampeonato Gaúcho(2013, 2014 e 2015), atuou 117 vezes e marcou nove vezes.

Juan retornou ao Brasil e vestiu a camisa do Colorado. Foto: Reprodução/Internacional

FLAMENGO

Retornou ao clube que o projetou para o futebol em 2016 e ajudou o time a conseguir a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Em 2017 marcou um gol contra a Chapecoense, na Sul Americana, e chegou ao seu 32° gol com a camisa do Flamengo. O 33° veio na mesma competição, na semifinal, contra o Júnior Barranquilla. Em 2018 o jogador teve uma lesão que lhe tirou dos gramados por seis meses, o zagueiro rompeu o tendão de aquiles do pé direito. Em 2019 voltou aos gramados na partida contra o Madureira, entrando nos minutos finais e muito aplaudido pela torcida. Levantou o troféu de Campeão Carioca na final contra o Vasco. Agora, Juan entrou nos minutos finais da partida contra o Cruzeiro e sentiu a sensação de vestir a camisa do clube de coração pela última vez.

Em sua volta ao Flamengo, Juan ajudou o time a chegar na final da Sul-americana. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Agora, como já adiantou, Juan vai passar cerca de um mês ao lado de sua família para depois fazer um “estágio” no clube que o projetou para o futebol. Juan deve ter um cargo para trabalhar ao lado do técnico Abel Braga.

Tags
Mais

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar